sexta-feira, 14 de junho de 2013

Deus é Amigo do Homem-Aranha (Maria Inês de Almeida)

Diz-se das crianças que são incapazes de mentir, revelando uma sinceridade inabalável. É também das crianças que surgem as declarações mais inesperadas - e, por vezes, surpreendentemente certeiras. Este livro reúne as opiniões de várias crianças acerca de temas tão diferentes - e tão universalmente relevantes - como o amor e a amizade, o mundo e a morte, o trabalho e os irmãos, entre outros. A estas ideias acrescenta, também a breve interpretação de alguns especialistas, que analisam cada grupo de frases com base nos seus conhecimentos e experiência profissional.
Basta a ideia base deste livro - ver o mundo do ponto de vista das crianças - para o tornar cativante. Qualquer pessoa que já tenha convivido com crianças sabe que as suas declarações podem ser tão peculiares como convictas na sua forma de expressão e isso basta para as tornar interessantes. Agrupá-las por temas acrescenta uma perspectiva global a esta peculiaridade, ao mesmo tempo que realça a presença da mesma convicção, independentemente das diferentes ideias.
Um outro aspecto a destacar é, claro, a escolha dos temas. Suficientemente vagos para não serem exclusivos de um meio ou de uma idade, mas específicos o suficiente para que seja possível ver a evolução dos pontos de vista consoante a faixa etária, os temas têm ainda a particularidade de serem baseados em elementos básicos da vida, pelo que é fácil comparar e compreender perspectivas.
Quanto às interpretações, são bastante claras e relativamente sucintas. Fica, aliás, a impressão de que talvez fosse possível aprofundar um pouco mais a análise. Ainda assim, o objectivo essencial - de colocar em perspectiva as declarações das várias crianças - é cumprido, não havendo, nesse sentido, nada em falta.
Por último, fica a ideia de que talvez fosse possível construir uma conclusão a partir da análise aos diferentes temas - ou das próprias frases, até. Conclusão que não é estritamente necessária, entenda-se, já que toda a informação relevante é transmitida ao leitor, e, quando as frases propriamente ditas, essas são eloquentes por si só. Seria interessante, ainda assim, ler um balanço do conjunto de todos os temas.
Cativante e agradável de ler, este é, portanto, um livro relativamente simples, mas que transmite na perfeição o mundo de certezas e ideias peculiares que é o pensamento das crianças - e a sua evolução. Uma leitura interessante, em suma, com algumas frases particularmente notáveis a reter. Gostei.

Sem comentários:

Enviar um comentário