quarta-feira, 16 de julho de 2014

500 Frases que Mudaram a Nossa História (João Ferreira)

Desde as mais conhecidas a algumas que, fugindo, talvez, ao âmbito da cultura geral, não perdem por isso qualquer relevância, há citações de todos os tempos e para todos os temas. As que se apresentam neste livro surgem desde a antiguidade e até aos nossos dias e vão desde as mais irónicas ou politicamente incorrectas às mais bem humoradas, sem esquecer a presença, em muitas delas, de verdades e valores universais. E se numa única citação pode haver muito de marcante, o que dizer de 500?
Enquanto conjunto de citações, este é um livro que se lê bem de ponta a ponta, mas que também pode funcionar como livro de consulta. E, tendo isto em conta, o primeiro aspecto que importa realçar é a organização. Agrupando as citações por diversos temas e, dentro de cada tema, por ordem cronológica, o autor cria um sistema em que facilmente se localiza um assunto ou uma citação específica. Além disso,esta organização permite, relativamente a certos temas, ficar com uma ideia da evolução do pensamento através dos tempos, o que é também um aspecto interessante.
Outro ponto positivo é o registo leve que parece definir todo o livro. Não parece que o objectivo seja o de coligir uma recolha exaustiva, ainda que haja um cuidado particular em referir, tanto quanto possível, as fontes de todas as citações. E assim, o que acontece é que, para cada citação, é apresentada uma explicação muito sucinta, referindo-se, muitas vezes, ao contexto em que foi dita ou ao percurso de vida do seu autor, mas sem elaborações desnecessárias. Há, é certo, nestas explicações, alguns elementos que se repetem, mas isto acaba por fazer sentido, uma vez que facilita a compreensão caso se queira apenas consultar uma frase específica ou um determinado tema.
E, ainda relativamente à leveza do registo, importa referir o leve toque de humor que surge no ocasional comentário certeiro, em referência ao contexto de alguma frase ou da sua aplicação aos nossos tempos. São observações breves, mas muito pertinentes e que acrescentam um muito agradável toque de disposição.
Com uma boa organização, mas leveza e humor nas medidas certas, este é, portanto, um bom livro para conhecer melhor algumas das frases mais célebres da História... e a sua verdadeira origem. Vale a pena ler.

Sem comentários:

Enviar um comentário