sábado, 16 de janeiro de 2016

The Echoes of Love (Hannah Fielding)

Venetia Aston-Montagu mudou-se para Veneza para esquecer uma antiga história de amor que correu mal e para fugir às enormes expectativas do pai. Agora, é uma mulher de sucesso, mas o passado não lhe permite ponderar uma relação sólida. A ideia é demasiado dolorosa. Mas tudo muda quando, uma noite, é salva pelo misterioso Paolo Barone, um homem com uma reputação não muito boa, mas poderosamente sedutor e com um ar de tristeza que é, em si mesmo, um mistério. Venetia não quer ceder à sua sedução, principalmente porque o passado ainda está tão vivo na sua memória. Mas há algo em Paolo que lhe apela ao coração – mesmo quando se torna claro que há demasiados segredos em seu redor.
Muitíssimo descritivo e centrado tanto no cenário como nas personagens, este é um livro que exige algum tempo. Grande parte da acção decorre em Veneza, e o amor de Venetia pela cidade é transmitido aos leitores através das extensas descrições de lugares, momentos e pessoas. Isto confere à história um ritmo muito mais lento, é certo. Mas também permite uma visão muito mais clara dos lugares e circunstâncias em que tudo acontece.
Mas esta é, acima de tudo, uma história de amor e, assim sendo, a relação entre os protagonistas é o mais importante. Venetia e Paolo são muito semelhantes, na medida em que ambos têm um passado de perda e de superação dessa mesma perda. Isto é parte do que os torna tão adequados um ao outro. Mas mais que isso, esta tristeza, esta vida depois da perda, é também o que faz deles personagens tão fortes e fascinantes, justificando muitas das suas opções de vida e explicando, até certo ponto, a evolução da relação entre ambos.
Há também um mistério na história. O passado de Paolo, e a sua condição, estão relacionados com um grande segredo, que só é revelado nos últimos capítulos do livro. Até lá, a necessidade de saber mais dá à história uma maior intensidade, compensando o ritmo mais lento das longas descrições. Além disso, há um equilíbrio muito cativante entre o romance e os elementos de mistério e intriga que definem a vida das personagens, contribuindo também para a vastidão e complexidade do enredo.
Um belo cenário, personagens fascinantes e um enredo intrigante e intenso. São estes, no fim de contas, os pontos fortes desta história. E tudo isto – intriga, descrição, romance e emoção – se conjuga numa viagem bastante impressionante. Uma viagem que pode nem sempre ser fácil, é verdade, mas que acaba por se revelar como uma muito boa leitura.

Título: The Echoes of Love
Autora: Hannah Fielding
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário