sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Amigas para Sempre (Ana Punset)

Uma das regras mais importantes do Clube dos Ténis Vermelhos é que serão amigas para sempre. E, por isso, mal podem esperar pelas férias de Verão, altura em que as quatro se voltarão a juntar. Mas há um problema. O tão cuidadosamente planeado acampamento de Verão não é propriamente barato e, por isso, tudo indica que Rita não poderá acompanhar as amigas. A não ser que... encontrem uma forma de juntar esse dinheiro. E, como vontade não lhes falta e ideias também não, tudo o que têm de fazer é deitar mãos à obra e garantir que o tão esperado reencontro acontece mesmo.
Dando continuidade à história do volume anterior e às aventuras do grupo de amigas que protagonizam esta série, este é um livro que apresenta basicamente as mesmas características do primeiro volume d'O Clube dos Ténis Vermelho. Mais uma vez, há um objectivo a alcançar, mas também um conjunto de dilemas e tribulações que podem não parecem tão terríveis como no pensamento das protagonistas, mas, tendo em conta a idade que têm, acabam por fazer todo o sentido. E, assim, o resultado é, mais uma vez, uma história que, sem ser especialmente surpreendente, consegue cativar pela fluidez da escrita, pela leveza do enredo e pela forma como, no fim de tudo, fica sempre a imagem global de uma boa e sólida amizade. 
Também o humor continua bem presente, a reflectir bem o ambiente de cumplicidade e provocação entre amigos - adolescentes e não só. Humor que compensa os ocasionais excessos de dramatismo, melhorando o equilíbrio do enredo e contribuindo para a tal leveza que mantém sempre viva a vontade de saber mais. E quanto ao objectivo das amigas? Não é difícil adivinhar como tudo se resolve, mas não deixa de ser, apesar disso, um final cativante e adequado.
Mais uma vez, importa também deixar uma nota sobre as ilustrações que, bem ajustadas à história, contribuem para lhe acrescentar algo mais, tornando também o livro mais bonito, equilibrado e apelativo. Nota-se que há um cuidado em corresponder ao mais possível ao que o texto descreve, e também isso acaba por cativar.
Leve e divertido, simples, mas cativante, trata-se, pois, de mais uma boa leitura, a fazer recordar os dramas da adolescência, mas também as coisas boas de tempos mais inocentes. Uma leitura agradável, portanto, que acaba por valer bem a pena. 

Título: Amigas para Sempre
Autora: Ana Punset
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário