quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Os 100 - 21 Dias Depois (Kass Morgan)

Enviados para a Terra com o objectivo de descobrir se esta era já novamente habitável, os 100 julgavam estar sozinhos no planeta. Estavam enganados. E, ao que tudo indica, os terrestres não estão propriamente satisfeitos por receber visitantes da Colónia. Aos problemas e divisões dentro do grupo, com os segredos mais bem guardados de cada um deles a virem à superfície, junta-se agora um potencial inimigo. Ou será que não? E entretanto, na Colónia, o tempo está a esgotar-se, e talvez nem todos consigam voltar à Terra. Também aí há segredos a revelar. E escolhas - que podem muito bem ser definitivas.
Dando sequência aos acontecimentos do volume anterior, e continuando a acompanhar os pontos de vista das mesmas quatro personagens, este é um livro que tem, essencialmente, as mesmas características do livro anterior. Mais uma vez, são mais as histórias pessoais a sobressair, ainda que haja novos desenvolvimentos a nível de contexto, e é o percurso dessas personagens o cerne de grande parte do enredo. Mantém-se também o mesmo registo relativamente simples, em que a informação é apresentada à medida que vai sendo necessária e, assim, também a mesma aura de mistério que mantém viva a vontade de saber mais.
O que muda? Essencialmente, as circunstâncias das personagens, que, a cada revelação, descobrem novos elementos sobre a situação em que se encontram. E isto aplica-se tanto à sempre presente necessidade de sobreviver como às relações pessoais e sentimentais entre os diferentes intervenientes. É, aliás, neste aspecto, que surgem algumas das revelações mais surpreendentes, sendo nas memórias do passado que se encontram alguns dos melhores momentos do livro.
Ficam, mais uma vez, várias perguntas sem resposta e, por isso, a mesma ambiguidade de sentimentos. Por um lado, uma impressão de curiosidade insatisfeita, pois há ainda vários aspectos a esclarecer. Por outro, a vontade de saber o mais rapidamente possível o que vai acontecer a seguir a estas personagens que, com todas as suas qualidades e defeitos, já se tornaram familiares.
Leve e cativante, mas intensa em todos os grandes momentos, trata-se, pois, de uma história que, à semelhança do livro anterior, evolui ao ritmo de cada nova revelação, proporcionando uma leitura envolvente, intrigante e surpreendente. Ficam para o que se segue as melhores expectativas. 

Título: Os 100 - 21 Dias Depois
Autora: Kass Morgan
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário