terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Assim se Pariu o Brasil (Pedro Almeida Vieira)

Revoltas, conspirações, intrigas e traições, acordos de não muito boa fé e boas intenções que se transformaram em actos não tão bons. De tudo isto se fez a história do Brasil colonial, desde os tempos do descobrimento (ou achamento?) até ao dia da independência. E é também de tudo isto que é feito este livro, onde nomes e personalidades mais ou menos conhecidos surgem como protagonistas de um conjunto de acontecimentos que - do simplesmente bizarro ao potencialmente devastador - marcaram, de alguma forma, a história do Brasil.
Um dos primeiros aspectos a sobressair neste livro é a forma como está organizado, sendo que cada capítulo (se assim se lhes pode chamar) se dedica a um facto ou episódio concreto, mas em que as ligações entre os vários acontecimentos não deixam de estar bem presentes. E isso, desde logo, devido à categorização dos episódios através de várias tags (o que é, por si só, um traço invulgar do livro), mas também pelas várias referências que vão sendo feitas, em notas de rodapé ou no próprio texto, a acontecimentos narrados em outros capítulos.
Outro aspecto que é inevitável referir é a vastidão de conhecimento que é possível retirar deste livro. E, se é certo que a grande quantidade de nomes e o facto de muitos factos e figuras não serem propriamente do conhecimento geral faz com que haja muito a assimilar, o que exige tempo e concentração, também é verdade que há muito de interessante a retirar de tudo isto. Sejam as decisões mais peculiares de uma qualquer "personagem", sejam as implicações de um determinado conflito, seja ainda a mudança de perspectiva que o tempo lançou sobre um determinado assunto, há, em todos estes episódios, muito para descobrir. E isso é mais do que o suficiente para fazer com que os tais tempo e concentração exigidos valham a pena. 
Claro que um texto com tantas referências a nomes, datas e acontecimentos dificilmente poderá ser de leitura rápida e compulsiva. Mas há, ainda assim, algo de muito cativante na forma como o autor apresenta os factos, acrescentando, no momento certo, uma observação particularmente certeira ou um rasgo de humor especialmente apurado, que torna tudo bastante mais interessante. Além disso, quando tudo (ou quase) é novo ou relativamente desconhecido, o facto de haver muito para descobrir nunca pode deixar de ser motivo de interesse. 
E, assim sendo, o que fica da leitura deste Assim se Pariu o Brasil é a percepção de um livro cativante, esclarecedor e com muita informação interessante para transmitir. Uma boa leitura para ficar a saber mais sobre as aventuras - e desventuras? - de portugueses e não só em território brasileiro. 

Autor: Pedro Almeida Vieira
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário