O senhor Benjamin é um grande filósofo com ideias extraordinárias. Mas as pessoas que mandam no seu país não gostam de quem tem ideias extraordinárias e, por isso, o senhor Benjamin tem de fugir para não ser preso. É uma situação delicada e as instruções que tem são para não levar nada pesado, de modo a não levantar suspeitas. Mas, na hora da fuga, o senhor Benjamin aparece com uma grande mala, cheia de coisas que diz serem mais importantes do que a sua vida. É bem possível que isso possa comprometer a fuga - mas a mala não pode ficar para trás. O que contém? Ninguém sabe...
Baseado numa história verdadeira e contado de forma muito simples, este é um livro que cativa, acima de tudo, pela forma clara e envolvente como consegue transpor o essencial de um tema vasto e complexo para o registo necessariamente simples de um livro infantil. A história não podia ser mais sucinta - um homem obrigado a fugir pelas suas ideias que leva consigo, ainda assim, o que considera ter de mais importante. E, porém, todos os elementos essenciais estão lá, desde a linha geral de um enredo capaz de despertar curiosidade (e com uma muito intrigante ponta de mistério) às questões pertinentes que, ainda que abordadas com a necessária simplicidade, não deixam nunca de estar presentes.
Também muito relevante é a forma como o texto e a imagem se ajustam no que parece ser um equilíbrio muito eficaz. As ilustrações, aparentemente muito simples, parecem, ainda assim, conseguir evocar, na medida certa, o lado sombrio de um mundo onde se foge por pensar. E o texto, igualando em simplicidade a história propriamente dita, realça as coisas realmente importantes, sem parecer deixar nada de relevante por dizer.
Somadas as partes, fica a impressão de um livro bonito e relevante, em que, de forma muito simples e cativante, mas nunca ignorando as difíceis verdades presentes, se começa a apresentar aos mais novos um lado da história que, por mais desagradável que possa ser, não poderá jamais ser ignorado. Muito interessante.
Título: A Mala Misteriosa do Senhor Benjamin
Autora: Pei-Yu Chang
Origem: Recebido para crítica
Sem comentários:
Enviar um comentário