domingo, 4 de junho de 2017

Eu e os Outros (Anna Vivarelli e Pedro Aires Pinto)

Política. À primeira vista, não é o mais interessante dos temas para os mais novos. Mas, se a virmos de outra forma, considerando os muitos factores essenciais que a envolvem - liberdade, democracia, igualdade, diversidade - é impossível negar-lhe a relevância e a necessidade de aprender desde muito cedo. E é essa a premissa deste livro - ensinar aos leitores mais novos as ideias essenciais que movem o mundo, preparando-os para uma vida em liberdade, mas com a responsabilidade que esta implica. 
Relativamente breve e escrito de forma bastante acessível, este é um livro que cativa, em primeiro lugar, pela forma simples e clara como consegue abordar um tema que muitos achariam aborrecido. Recorrendo às ideias de vários filósofos, mas também ao senso comum, apresenta uma visão global e organizada dos conceitos essenciais da vida em sociedade. E fá-lo de uma forma cativante, a começar, desde logo, pelas pequenas ilustrações que abrem cada capítulo, ilustrando-o de uma maneira simples e peculiar, passando depois a um texto muito claro, mas nunca simplista, onde as ideias essenciais são explicadas de uma maneira fácil de entender. 
Para isso, são também importantes os exemplos, que tornam simples conceitos que, às vezes, parecem mais complexos do que realmente são. Mas, mais do que isso, há ainda um outro aspecto que sobressai: a capacidade de percorrer, de forma sucinta, mas bastante esclarecedora, os diferentes aspectos da vida social e política e da evolução que esta sofreu ao longo do tempo. A definição de direitos e liberdades, as vantagens e desafios da tecnologia, os vários tipos de regime e a importância de coisas como a separação de poderes são apenas alguns dos aspectos relevantes abordados neste pequeno livro. Além disso, um olhar ao passado e às mudanças sucedidas ao longo do tempo abrem caminho a uma perspectiva mais ampla - que se completa com um breve olhar às possibilidades futuras.
Simples, acessível e agradável de ler, trata-se, portanto, de uma boa leitura para despertar consciências desde muito cedo. E não apenas nas jovens mentes de que a capa fala. Gostei.

Título: Eu e os Outros
Autores: Anna Vivarelli e Pedro Aires Pinto
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário