segunda-feira, 9 de abril de 2018

A Herdeira dos Olhos Tristes (Karen Swan)

Cesca mudou-se para Roma para fugir a um fantasma do seu passado e aí encontrou amigos, a cidade do seu coração e a um vida que, apesar de atribulada, a preenche. Mas tudo muda no dia em que encontra uma mala cara no seu contentor do lixo. A necessidade de a devolver leva-a a conhecer Elena Damiani, uma verdadeira princesa italiana, que, fascinada pelos seus princípios, lhe decide propor que escreva a sua biografia. Mas antes de ser guia turística e blogger, Cesca havia sido advogada - e a sua ânsia pela verdade mantém-se intacta, apesar de tudo o que lhe aconteceu. Por isso, quando começa a mergulhar no fascinante passado de Elena - em tempos rica herdeira e, supostamente, a menina mais felizarda da América - também as verdades ocultas começam a vir à superfície...
Dividido entre o percurso de Cesca e o passado de Elena, este é um livro que tem na conjugação entre a leveza do presente e as tragédias do passado o seu maior ponto forte. No caminho de Cesca, há episódios caricatos, mal-entendidos, o tipo de amizade que proporciona uma série de momentos divertidos e uma sombra que, ainda que sempre presente, define também um rumo de separação. No de Elena, por outro lado, há toda uma série de enigmas, nenhum deles particularmente agradáveis, e o tipo de amor que traz consequências devastadoras. São percursos distintos, mas convergentes, e o equilíbrio entre ambos - com a intensidade das grandes revelações e dos momentos comoventes a contrastar com a leveza das pequenas discussões e das relações confortáveis - torna a história simplesmente fascinante.
Sendo certo que a leveza nunca se perde, há um crescendo de intensidade a surgir com a evolução do enredo, não só porque os mistérios que vão sendo desvendados conferem a tudo um maior impacto, mas também porque a verdadeira complexidade das personagens vem à tona. De início, nem sempre é fácil entender as personagens e é o choque de temperamentos que parece dominar. Mas, à medida que as relações se aprofundam e as verdades difíceis começam a vir ao de cima, tudo começa a ganhar outro sentido e até o que parecia um pouco despropositado passa a encaixar no cenário global.
E depois há o mistério em si e a forma como cada revelação traz consigo grandes reviravoltas. O que no início parece ser apenas uma espécie de capricho - a biografia de uma celebridade - ganha novos contornos à medida que a ténue linha que separa a verdade da mentira se vai tornando mais nítida. E a história de Elena - tanto no que conta a Cesca como no que esta descobre pelos seus próprios meios - está cheia de mistérios e de surpresas, a maior das quais fica guardada mesmo para o fim.
Tudo isto faz uma viagem marcante por uma história cheia de segredos e de descobertas - sendo que a mais importante é sempre a da felicidade. Cativante, misterioso e com um equilíbrio brilhante entre a leveza dos momentos divertidos e o impacto das grandes verdades descobertas, uma leitura que prende desde o início e surpreende até ao fim. Muito bom.

Autora: Karen Swan
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário