quarta-feira, 11 de abril de 2018

Desaparecido (C.L. Taylor)

Passaram seis meses desde que Billy, um adolescente de quinze anos, desapareceu, mas a mãe dele não está disposta a desistir. Naquela noite, Billy saiu de casa zangado com o mundo - e nunca mais voltou a ser visto. O que aconteceu ao certo é uma incógnita. Mas agora, passados seis meses e com a família a desmoronar, a preocupação de Claire transformou-se em obsessão: precisa de respostas. Precisa de saber o que aconteceu ao filho. E, quando o trauma se torna demasiado, a memória começa também a falhar-lhe, levando-a, no entanto, rumo ao confronto do seu maior medo. Billy está vivo ou morto? É o que Claire precisa de descobrir. Mas as respostas que tem à espera no fim da linha podem ser mais duras do que consegue imaginar...
Repleto de reviravoltas e de momentos de grande tensão, este é um livro em que basta meia dúzia de páginas para mergulhar de cabeça no enredo. Os capítulos curtos, a perspectiva próxima e a intensidade de uma história onde nada nem ninguém é o que se espera prendem desde os primeiros instantes e não largam mais até ao fim. 
E, se basta a estrutura do livro para tornar cativante esta leitura, é a construção do enredo e das personagens que torna tudo altamente viciante. O mistério do desaparecimento de Billy traz consigo uma teia de revelações inesperadas e de momentos de grande tensão que, associada às complexidades das relações entre as personagens, torna avassalador todo o percurso. A busca desesperada de Claire por respostas, com as falhas de memória e a angústia resultante da dúvida quanto ao que poderá ter feito nesses períodos, associa-se a um conjunto de relações familiares muito menos sólidas do que à primeira vista seria de esperar e isto, associado ao mistério central do que aconteceu a Billy, confere ao livro uma intensidade irresistível. É preciso saber o que acontece depois. E, acima de tudo, é preciso perceber o que aconteceu.
Ora, isto torna-se ainda mais intenso à medida que as facetas escondidas das várias personagens vão sendo reveladas. Mark, Claire, Jake, Stephen, Kira e o próprio Billy, todos têm segredos que, mais tarde ou mais cedo, acabam por vir à tona. E esta teia de segredos torna-se ainda mais marcante pelo facto de não só abrir caminho a várias revelações surpreendentes como fugir às soluções simples, realçando a ambiguidade de carácter das personagens e invertendo perspectivas que, à primeira vista, surgiam como inabaláveis.
A impressão que fica é, pois, a de uma perspectiva completamente diferente para a habitual história da criança ou adolescente desaparecido. Intenso, surpreendente, viciante e cheio de momentos marcantes, um livro em que nada é o que parece e as revelações não param de surgir até ao fim. Muito bom. 

Título: Desaparecido
Autora: C.L. Taylor
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário