sexta-feira, 13 de abril de 2018

Desejo Amaldiçoado (Linda Chapman)

Agora que as Amigas Estrela descobriram os seus poderes, tudo parece mais novo e interessante no seu mundo. Mas há alguém a recorrer à magia negra para espalhar tristeza e cabe às amigas impedir que isso aconteça. E, quando uma maré de azar parece abater-se sobre os elementos da equipa de ginástica, não tarda a tornar-se evidente que não é apenas uma coincidência. Maia, Sita, Ionie e Lottie terão de recorrer aos seus poderes para travar a sombra que está a causar todos aqueles problemas. Até porque Lottie é também um dos alvos...
Um dos aspectos mais cativantes dos livros dos Amigos Estrela é que, apesar de se destinar nitidamente a um público mais jovem, tem tudo para cativar todo o tipo de leitores. A história é simples, mas cheia de magia e de surpresas. As personagens têm a inocência da infância, mas também a curiosidade ilimitada e a vontade de descobrir coisas novas características de quem começa a desvendar um mundo mais vasto. E as regras subjacentes - os diferentes tipos de magia, a necessidade de guardar segredo e a interacção com os Animais Estrela - criam uma base cheia de potencial para cada uma destas aventuras. 
Aqui, surge uma ideia que não é propriamente nova: a de que é preciso ter cuidado com o que se deseja. E é a partir deste ponto que nasce uma história cheia de episódios interessantes. Claro que não é difícil adivinhar de que forma as coisas acabarão por terminar, mas a envolvência do percurso é mais do que suficiente para compensar a relativa previsibilidade do destino. Além disso, e embora as linhas entre o bem e o mal estejam claramente definidas, há pequenos aspectos na história que deixam antever perspectivas um pouco mais complexas - a começar, desde logo, pela tal necessidade de manter em segredo os assuntos do Mundo Estrela.
É também uma história de amizade, e do tipo de amizade que cresce e se desenvolve com a passagem do tempo. Neste livro em concreto, Ionie assume um papel mais preponderante, o que, além de acrescentar novas possibilidades ao enredo central, abre caminho a novas relações entre as personagens. E também nisto há uma certa magia - a magia da descoberta dos outros - a acontecer, e uma estranha ternura que transparece tanto no desenrolar da história como nas ilustrações que a acompanham. 
A impressão que fica é, pois, naturalmente positiva. Leve e cativante, uma história de magia e de amizade - principalmente de amizade - em que tudo é possível, bastando para isso acreditar na magia. Um livro bonito, em suma, e uma boa aventura... para os mais novos e não só.

Autora: Linda Chapman
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário