domingo, 1 de abril de 2018

False Lights (K.J. Whittaker)


Napoleão venceu a batalha de Waterloo e, desde então, apesar de tentarem ser amigáveis com a aristocracia, as forças da Ocupação têm sido recebidas com alguma resistência. Contudo, quando confrontados com um desafio, os franceses são implacáveis e não têm qualquer problema em matar. É isso que acontece em Castle Bryher, onde, para obterem uma prisão onde guardar Wellington, o senhor da casa é assassinado pelos franceses e a filha levada para um destino desconhecido. Mas Hester Harewood não está disposta a desistir e, quando consegue fugir, o seu caminho cruza-se com o de Crow, um visconde atormentado pelo passado e decidido a compensar os seus fracassos mesmo que isso o mate. Juntos, terão de aprender a viver com aquilo que são – e, talvez, encontrar uma forma de superar o que lhes foi feito.
Com um romance no âmago, mas um enredo que é muito mais do que apenas a relação entre os protagonistas, um dos aspectos mais intrigantes deste livro é o facto de seguir várias personagens e várias perspectivas, criando uma narrativa mais complexa de uma época que podia ter existido. Os actos da resistência, a espionagem e as traições levadas a cabo por diferentes personagens, o passado de Crow, a implacabilidade de Wellington – tudo isto cria uma imagem de uma época de conflito e resistência. E a resistência têm sempre consequências. Por isso, é bastante impressionante a forma como a autora constrói este cenário complexo e intrigante, sem nunca perder de vista as motivações pessoais das suas personagens.
E, por falar em personagens, importa dizer que não há personagens simples nesta história. Crow parece de início ser o irmão heróico, o salvador inesperado, mas não tarda a revelar-se uma figura muito mais complexa, com as suas sombras, os seus demónios interiores e alguns erros difíceis de perdoar. Quanto a Hester, é o contraponto perfeito para Crow, com a mesma teimosia e o tipo de audácia que Crow nunca viu. E Kitto… Bem, Kitto é o jovem audaz, mas vulnerável e, como tal, inspira sentimentos fortes, tanto quando age da forma certa como quando comete um erro.
É um livro que leva o seu tempo, principalmente devido às complexidades do contexto e às várias e intrincadas conspirações. É, no entanto, bastante fascinante, com o seu delicado equilíbrio de intriga, conflito e emoção. A relação entre os irmãos e, claro, com Hester, está na base de alguns dos momentos mais intensos do livro. E a situação delicada de Hester – e as pequenas crueldades que dela parecem advir – tornam ainda mais impressionante a sua coragem.
Não é uma história de heróis e nada é tão simples como parece. Mas é uma história de personagens complexas que tentam fazer aquilo que julgam estar certo e proteger as pessoas mais importantes das suas vidas. Intrigante, com um belo cenário e um conjunto de personagens tão vulneráveis como notáveis na sua força, uma belíssima leitura. Muito bom.

Título: False Lights
Autora: K.J. Whittaker
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário