quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Malícia e Redenção (J. Kenner)

Lyle Tarpin é um actor de sucesso, mas há uma sombra no seu passado que condiciona todos os seus passos. Por isso, não pode permitir-se um relacionamento normal e encontra a necessária libertação pagando a acompanhantes. Mas tudo muda no dia em que o seu caminho se cruza com Sugar Laine. Sugar precisa do dinheiro e está suficientemente desesperada para arriscar uma tentativa como acompanhante, mas o seu primeiro contacto com Lyle revela um tipo diferente de explosão. E, quando uma fotografia de ambos surge na comunicação social, a única hipótese de manter o segredo é criar um novo: uma relação falsa. Só que nenhum segredo dura eternamente - principalmente quando a farsa ameaça tornar-se real.
Um dos aspectos mais cativantes deste livro - como, aliás, também do anterior - é a forma como a autora consegue criar sensualidade e erotismo numa história que é muito mais do que apenas as cenas escaldantes. Não há, aliás, assim tantos momentos eróticos, mas antes uma intensidade que cresce gradualmente, à medida que uma ligação inicialmente forçada se transforma em algo de mais forte e mais profundo. Além disso, ao fazer assentar nos sentimentos a base da sensualidade crescente, o enredo flui de forma muito mais natural, reforçando o impacto das cenas mais eróticas, mas também - e principalmente - das mais românticas e afectuosas.
Para este impacto contribui também a construção das personagens. Sendo uma história centrada no romance entre os protagonistas, e vista essencialmente da perspectiva de ambos, é apenas natural que sejam Lyle e Laine as personagens mais marcantes. E têm ambos uma identidade muito própria, com um percurso feito de barreiras, mas também de determinação. São diferentes, à sua maneira -  Lyle com o peso do passado aos ombros, Laine com uma necessidade desesperada de preservar as memórias - mas são também complementares. E é por isso que tudo parece fazer tanto sentido: são personagens marcantes e, por isso, também a sua história juntos o é.
Embora fazendo parte de uma série (que, por sua vez, pertence a um universo mais vasto), é um livro que se lê de forma perfeitamente independente. Ainda assim, com as aparições casuais de várias personagens de outros livros, é inevitável uma sensação duplamente agradável: a de reencontrar personagens queridas e a de vislumbrar outras histórias ainda por descobrir. E, sendo uma história independente, é apenas natural que seja um percurso com princípio, meio e fim para Laine e Lyle - mas, dado o aparecimento de outras personagens, fica também a agradável expectativa de os vir a reencontrar noutras histórias.
Intenso e equilibrado, trata-se, portanto, de um livro que mistura as medidas certas de sensualidade, mistério, emoção e humor. Uma história de fama, mas acima de tudo de superação, com um duo de protagonistas memorável e um percurso cheio de surpresas e de momentos marcantes. Recomendo.

Autora: J. Kenner
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário