sábado, 1 de setembro de 2018

The Last Hours (Minette Walters)


1348. Develish não é como os outros sítios. Embora o seu senhor seja tão cruel e insensível como qualquer outro, Lady Anne, a esposa, detém uma influência que o marido jamais poderá reconhecer. E as coisas estão prestes a mudar. Quando a Peste Negra chega durante uma das ausências de Sir Richard, Lady Anne assume a responsabilidade de proteger Develish. Mesmo que isso signifique fechar as portas ao marido e à peste que ele traz consigo. Mas fechar as portas à Peste Negra é apenas o início da luta pela sobrevivência. Isolados, mas com um ninho de intrigas no seu seio, as gentes de Develish têm de encontrar novas formas de sobreviver até que a pestilência passe. E uma nova ordem que permita a todos estarem seguros.
Acompanhando um conjunto de personagens bastante distintas através de um período conturbado, esta é uma história que, apesar de todas as suas complexidades, não demora muito tempo a cativar. Talvez porque todas as personagens criam uma primeira impressão forte – para o bem ou para o mal – e, assim, a necessidade de saber o que lhes vai acontecer não tarda a tornar-se irresistível. Mas também devido à história em si, com todas as suas intrigas e interesses em colisão, e bons corações forçados a tomar decisões terríveis.
As figuras principais são, claro, Lady Anne e Thaddeus Thurkell. Dificilmente podiam ser mais diferentes um do outro e, todavia, parecem complementar-se na perfeição. São também frutos perfeitos do seu tempo. Laddy Anne, culta e sábia, mas presa a um casamento com um marido cheio de falhas. Thaddeus, amaldiçoado pelo seu nascimento a ser tido sempre como um homem superior, mesmo sabendo mais e tendo melhor coração do que muitos dos seus alegados superiores. No seu esforço de fazer o melhor pelo seu povo, estes dois têm pela frente um percurso impressionante, e a história que a autora tece, com toda a sua teia de intrigas, é também ela bastante impressionante.
Há ainda um outro aspecto a ter em conta. Se estas duas personagens principais são fundamentalmente boas, o mundo em que se movem é… bem, bastante brutal. E, assim sendo, faz sentido que todas as personagens manifestem também as suas imperfeições. Thaddeus não é um homem paciente. Lady Anne guarda segredos. E até mesmo os mais temíveis dos seus inimigos – os que estão dentro das muralhas de Develish – parecem às vezes manifestar qualidades redentoras. Isto torna tudo muito mais interessante, pois deixa a mais relevante das questões: quanto nas ações destas personagens faz parte do seu próprio mal e quanto é fruto do seu tempo?
A história continuará – e eu mal posso esperar para ler o próximo volume. Porque, com a sua intrincada teia de poder e intriga, as suas notáveis personagens fortes e uma história tão cheia de surpresas como de momentos intensos e emocionantes, não se pode pedir muito mais a este primeiro livro. Brilhante, intrigante e cheio de surpresas, um livro que recomendo sem reservas.

Título: The Last Hours
Autora: Minette Walters
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário