quarta-feira, 6 de março de 2019

A História do Rei de Lever (Gil Nunes)

Osvaldo, jovem empreendedor negro adoptado por um casal de Lever, é visto por todos como um verdadeiro rei, fruto da sua simpatia, das peculiaridades que o caracterizam e das suas grandes e variadas ideias. Mas a mais recente acaba também por ser a última. A inauguração do seu restaurante de kebabs, com a improvável sociedade de Água com Piquinhos, mulher pouco estimada na região, gera um sucesso sem precedentes... e um acidente inesperado. Agora, há perguntas que precisam de respostas. E a investigação trará grandes segredos à superfície...
Algo que desde muito cedo se torna evidente é que este será um livro difícil de encaixar seja em que género for: com laivos de sátira, de análise social e um mistério que culmina quase num final de policial à antiga, este é um livro que recolhe elementos de diferentes géneros literários para construir uma história intrigante, equilibrada e muito, muito surpreendente.
Tudo parte de uma certa estranheza, pois, apesar da relativa brevidade do livro, o autor leva o seu tempo a caracterizar as peculiaridades de Osvaldo e dos restantes habitantes de Lever, bem como o raciocínio na génese do seu grande negócio. Leva um pouco a entrar no ritmo da história, portanto. Mas o que primeiro se estranha rapidamente se entranha e, prontos para esperar o inesperado, somos levados de surpresa em surpresa e de revelação em revelação. E, a partir do momento em que a polícia entra em cena... bem, então as coisas tornam-se viciantes.
Há, além disso, uma complexidade subjacente a esta história bizarra, que parte de um rasgo de empreendedorismo para depois se debruçar sobre os meandros da política, das lutas pelo poder e até do tráfico humano. E, curiosamente, embora tudo pareça ser relativamente breve, nada - mas mesmo nada - parece apressado nesta história, em que a peculiaridade parece contrastar com o tom benevolente, quase magnânimo, com que o narrador conta as aventuras - e desventuras - das suas personagens. O resultado é, enfim, uma certa fluidez, capaz de conferir naturalidade à mais inesperada das estranhezas. 
Peculiar, mas deliciosamente cativante e com um olhar tão intenso e certeiro sobre o mundo como o seu empreendedor protagonista, trata-se, pois, de um livro que surpreende não só pela estranheza, mas também pelas grandes verdades que lhe estão subjacentes. Envolvente, surpreendente e cheio de pormenores deliciosos, um livro que não posso deixar de recomendar. 

Título: A História do Rei de Lever
Autor: Gil Nunes
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário