terça-feira, 26 de março de 2019

Perigoso (Minerva Spencer)

Depois de dezassete anos no harém do sultão, Euphemia Marlington vê-se de volta a Inglaterra e a braços com um pai que mal pode esperar para se ver livre dela. É precisamente este contexto que leva Mia a aceitar um acordo invulgar que resultará num casamento de conveniência com Adam de Courtney, conhecido como o Marquês Assassino. Dizem os rumores que matou as duas primeiras mulheres, o que faz com toda a sociedade o ignore e deteste, mas precisa de um herdeiro e, por isso, está disposto a alinhar com as ambições do pai de Mia. Mas também ela tem as suas ambições, que passam por um marido distante que lhe permita fugir e regressar a Oran, onde deixou o seu filho. O que nenhum deles imagina é que o que devia ser um mero acordo comercial está prestes a transformar-se numa paixão ardente...
Bastam umas quantas páginas para este livro se tornar intrigante e viciante - e por várias razões. Primeiro, a escrita fluida, cativante e que, com a sua eficiente mistura de emoção e humor, realça na perfeição as peculiaridades do casal protagonista, gera uma quase imediata vontade de continuar a ler. Depois, as personagens em si, com a sua aura de mistério e situação de isolamento a criarem uma empatia imediata, capaz de deixar o leitor a torcer para que tudo corra bem. E finalmente o passado de Mia e Adam, já que cada um deles tem um conjunto de enigmas a moldar a sua posição e personalidade.
Basta isto para cativar, e basta o consequente crescendo de intensidade associada a todos estes elementos para que seja muito difícil parar de ler. À medida que a relação entre os protagonistas se desenvolve, com os momentos emotivos, divertidos e sensuais a surgirem nas medidas certas, além, claro, de toda a situação do filho de Mia a gerar perigos potenciais, tudo se torna mais marcante. A tensão cresce com a proximidade, as revelações ganham um novo impacto e o percurso torna-se cada vez mais viciante à medida que o grande final se aproxima. Além, é claro, dos grandes momentos de acção que acrescentam ao romance um delicioso rasgo de aventura.
Importa ainda voltar um pouco atrás e olhar mais atentamente para as personagens. Mia e Adam são brilhantes em si mesmos, mas são também um reflexo muito interessante de algo maior. Mia viveu noutro mundo, o que faz com que os seus modos invulgares sejam um contraste poderoso com a sociedade de aparências em que se passou a mover. A mesma sociedade de aparências que tão facilmente julgou Adam sem um mínimo de provas. Há, pois, também algo para reflectir neste percurso: a ideia de que pode haver uma grande diferença entre o que parece e o que é.
Viciante, intenso e deliciosamente divertido, trata-se, pois, de um livro que surpreende em todos os aspectos, nunca deixando de marcar tanto nos grandes momentos de acção como no romance, na sensualidade e, acima de tudo, nos sentimentos que unem as suas personagens. Recomendo sem reservas.

Título: Perigoso
Autora: Minerva Spencer
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário