sexta-feira, 29 de março de 2019

A Piscina (Libby Page)

Kate trabalha num jornal local, onde escreve histórias sobre animais perdidos e outras pequenas coisas. Embora tente mostrar uma aparência de normalidade, o medo constante faz com que não se sinta bem na sua própria pele. Mas, quando o seu chefe a encarrega da história do Brockwell Lido, uma piscina ao ar livre que, apesar da sua importância para a comunidade, está em risco de fechar, Kate está longe de imaginar o quanto a sua vida vai mudar. É ao conhecer Rosemary, que, do alto dos seus oitenta e seis anos, continua a ser mais activa defensora do lido, que Kate começa a perceber a importância de coisas e pessoas de uma forma como nunca antes pensara. E é assim que, quase sem dar por isso, começa também a ver-se envolvida na luta para salvar o lido.
Dividido principalmente entre Kate e Rosemary, mas assumindo como verdadeiro protagonista o lido enquanto centro de uma comunidade mais vasta, este é um daqueles livros que começa por chamar a atenção um pouco timidamente, através de pequenos momentos, para depois nos conduzir, quase sem darmos por nada, num crescendo emocional cheio de surpresas e de momentos comoventes. Inicialmente, a luta parece talvez exagerada. Como diria uma das personagens, é só uma piscina. Mas, à medida que se torna evidente quão mais importante é a situação, damos por nós a perceber, ao mesmo ritmo das personagens: não é a piscina, é a comunidade que a frequenta. São as memórias de vidas inteiras.
Tudo gravita em torno do lido, mas há outro aspecto a contribuir para o grande impacto emocional. É que a autora demora-se a explorar os percursos pessoais das diferentes personagens, não só os de Kate e Rosemary, que são naturalmente cruciais, mas também os dos seus vários aliados. Ora isto, além de reforçar a ideia de comunidade que é, afinal, a pedra angular de todo este livro, faz com que cada momento se torne mais marcante, desde o casamento de Frank e Jermaine aos derradeiros gestos de luta no que parece ser uma batalha perdida. (Mas será?)
E há também, claro, a escrita em si e a forma como a autora consegue transmitir emoções intensas ao mesmo tempo que retrata com toda a precisão o cenário onde tudo acontece. Seria, aliás, de pensar que, com as descrições bastante amplas do lido e das suas actividades, além, claro, das percepções que Kate vai tendo da cidade, o ritmo da leitura fosse relativamente pausado, mas também aqui há um crescendo, em que, com o avolumar das emoções e das memórias, a proximidade surge não só para com as personagens, mas também relativamente aos locais.
Conjugados todos os factores, o resultado é, naturalmente, uma leitura memorável. Memorável pela história, pelas personagens que a povoam e, acima de tudo, pela visão de comunidade, de entreajuda e de amizade que parece pautar todos os grandes momentos deste livro. Cativante, surpreendente e com rasgos de pura emotividade, um livro que não posso deixar de recomendar.

Título: A Piscina
Autora: Libby Page
Origem: Recebido para crítica

2 comentários:

  1. Que livro interessante, ainda não conhecia!

    https://www.submersaempalavras.com/

    ResponderEliminar
  2. Estou a terminar de ler este romance que sem ser inovador consegue ser empolgante e marcante.

    ResponderEliminar