quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Estou Envergonhado (Aurélie Chien Chow Chine)

O Gastão tem uma crina mágica. Quando se sente bem, tem todas as cores do arco-íris, mas, quando há alguma emoção a perturbá-lo, as cores da sua crina alteram-se. Desta vez, o Gastão sente-se envergonhado. É o seu aniversário, mas não quer ser o centro das atenções, pelo que a sua timidez faz com que não se sinta lá muito bem. Como lidar com isso? Bem, talvez respirar um pouco possa ajudar...
Parte do que torna esta colecção de pequenos livros tão interessante é que, embora nitidamente escritos para os mais pequenos, conseguem, na sua enorme simplicidade, dar que pensar até aos leitores adultos. Afinal, também nos sentimos as emoções do Gastão. Sentimo-las quando éramos pequenos (principalmente esta timidez de não querer ser o centro das atenções), e continuamos a conhecê-las agora. Assim, a primeira e essencial qualidade deste livro é a capacidade de ensinar os mais pequenos a reconhecer as emoções, a aceitá-las e a lidar com elas.
Além de ser um livro muito breve, é também um livro muito normal, no sentido em que não há nada na história que indique acontecimentos extraordinários. Ora, curiosamente isto não é um defeito. As histórias do Gastão vêm sempre da sua vida quotidiana, das interacções com a família, com os amigos, com os professores e colegas de escola. E tendo em conta que o objectivo parece ser assimilar as emoções sentidas no dia-a-dia, isto só pode fazer sentido. Não ficamos tristes só quando acontece uma coisa muito má. Não nos sentimos envergonhados só quando temos de fazer um grande discurso. Ver as emoções reflectidas nos dias normais torna-as também mais normais. E é essa a ideia, certo?
Claro que, ao terceiro livro, já não é difícil identificar a fórmula que a história seguirá. Motivos da emoção, consequências da emoção, forma de lidar com ela, regresso à normalidade. Ainda assim, o que é bastante óbvio a um olhar adulto poderá não o ser assim tanto aos olhos dos pequenos leitores a quem esta história se destina. E, tendo em conta que cada emoção tem as suas especificidades, faz todo o sentido que haja uma história específica para cada uma delas.
Leve e simples em todos os aspectos, mas estranhamente terno na sua simplicidade, um bom livro para explicar aos mais novos que sentir faz parte da vida - e não tem nada de mal. E para nos lembrar também a nós que já não somos crianças essa pequena e importante verdade.

Autora: Aurélie Chien Chow Chine
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário