segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Estou Feliz (Aurélie Chien Chow Chine)

O Gastão é um unicórnio especial, com uma crina mágica que reflecte as suas emoções. E tem também uma forma especial de lidar com elas, através de exercícios de respiração. Mas, se o Gastão está feliz, então de que forma precisa de lidar com esta emoção? Estar feliz é bom, não é? Então, nada melhor do que levar um pouco dessa felicidade aos outros.
Parte do que torna esta colecção de livros tão interessante é a facilidade com que permite explicar aos mais novos o que se passa emocionalmente dentro de nós, dando exemplos e sugerindo formas de lidar com estas emoções. Ora, este livro vem acrescentar algo diferente à já habitual leveza enternecedora do Gastão. É que, sendo dedicado a uma emoção boa, abre também as portas a uma percepção das emoções dos outros. O Gastão está feliz, mas há perto dele quem não esteja, e por isso cabe-lhe contribuir também para a felicidade dos outros. Esta é uma importante mensagem de empatia que importa aprender desde cedo - e que não é importante apenas para os mais pequenos.
Outro aspecto interessante é que, embora sigam sempre a mesma fórmula, cada livro acrescenta algo de novo,não só pela simples presença de um novo tipo de emoção, mas também pela aparição de novos elementos da família ou do grupo de amigos do Gastão. Claro que, a um olhar adulto, não é difícil prever o rumo geral da história... mas lembram-se de quando bastava a mais simples das aventuras para nos fazer sonhar? Bem, estes livros trazem essa memória ao pensamento, não só por serem tão ternos, mas sobretudo pelo simples toque de magia. Afinal, é um unicórnio! Com uma crina mágica!
E assim, a impressão que fica é basicamente a habitual nestes livros - e bem boa que ela é: a de uma história simples e descontraída, perfeita para abrir aos mais pequenos o estranho e natural mundo das emoções e também para fazer sonhar um bocadinho com as pequenas e ternurentas aventuras do Gastão.

Título: Estou Feliz
Autora: Aurélie Chien Chow Chine
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário