domingo, 2 de fevereiro de 2020

Princesas que Mudaram a História (Virginia Mosquera e Lydia Sánchez)

Nem todas as princesas vivem num castelo... e muito menos ficam à espera de um príncipe que as salve. Não. As princesas deste livro são também, por direito próprio, protagonistas do seu conto de fadas, mas são elas que constroem a sua história e o seu reino. Conhecemos os seus nomes e talvez até um pouco da sua história. Mas o que este livro faz é mostrá-la como o conto de fadas que realmente é: o da princesa que tinha um sonho, lutou por ele, superou as barreiras e realizou-o. E a história, tal como é contada aqui, pode não ser absolutamente verdadeira, mas a princesa e o sonho são.
Partir da história de um conjunto de grandes mulheres, vindas de diferentes meios e com ambições igualmente distintas, e construir para elas uma história que é, ao mesmo tempo, um conto de fadas e assente na realidade pode parecer um desafio, mas se há coisa que este livro confirma é que resulta. Ler as histórias destas protagonistas contadas desta forma acrescenta-lhe um toque de magia sem tirar nenhuma da importância do percurso real. E, por isso, além de ser uma boa forma de apresentar aos mais novos a história destas grandes mulheres, é também uma leitura cativante e intrigante, pois pode não haver castelos mas nem cavaleiros andantes, mas ninguém disse que não havia magia.
Claro que, sendo um livro infantil, é inevitável uma certa brevidade, mas embora seja evidente a um olhar adulto que há muito mais para contar sobre estas princesas (até porque, nalguns casos, foram elas mesmas a escrever essa história) a verdade é que nunca falta nada de essencial. As linhas gerais do caminho estão lá e complementadas com o toque de magia e de encanto que faz de cada um destes pequenos contos um reino à parte. E a simplicidade... bem, a simplicidade faz sentido, não só pelo tipo de leitores a que se destina, mas porque enfatiza a força da mensagem global.
Há ainda um último ponto a sobressair nisto de pintar a realidade com magia: as ilustrações, claro. São lindas, cheias de cor e de magia. Sem se desviarem demasiado do aspecto real das protagonistas, complementam-no com cores, flores, cenários radiantes. E dão expressividade aos rostos e aos sentimentos contidos - o que, mais uma vez, enfatiza a mensagem do sonho, do esforço e da realização.
É um daqueles livros infantis que facilmente encantam também os adultos, e é mais actual do que nunca na mensagem de força, de perseverança e de poder feminino que transmite. Com a sua mistura de realidade e magia, parte de histórias reais para fazer sonhar. E isso é mais do que suficiente para que valha muito a pena esta descoberta.

Autoras: Virginia Mosquera e Lydia Sánchez
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário