segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Universo Humano (Brian Cox e Andrew Cohen)

Quem somos? Qual a origem do universo? E porque estamos aqui? Que indescritível sucessão de coincidências fez com que a vida brotasse na Terra? E durante quanto tempo persistirá? Eis algumas das grandes perguntas que servem de premissa a este Universo Humano, que, numa abordagem concisa e abrangente, pretende, sem dramatismos nem rasgos de emoção, traçar, através das leis da física, uma carta de amor à humanidade. E é exactamente isso que faz, num registo que, embora possa ser algo desconcertante para quem não tiver grandes conhecimentos prévios da matéria, é, no geral, bastante acessível.
Parte do que torna este livro tão cativante de ler - mesmo para quem não tenha, como é o meu caso, um grande domínio prévio dos temas que aborda - é a forma como está estruturado. Os capítulos curtos, associados às várias reminiscências das experiências de gravação da série e a episódios mais conhecidos como a viagem do homem à Lua, vêm acrescentar leveza a uma leitura onde conceitos complexos da física e da matemática têm um papel dominante. Além disso, embora de forma necessariamente breve, há um evidente cuidado em explicar as linhas essenciais destes conceitos, o que significa que, além de uma carta de amor à humanidade, este livro é também uma ampla fonte de conhecimentos sobre temas tão vastos como a evolução humana, as origens do universo e as possibilidades de vida extraterrestre.
Outro aspecto a realçar é que, embora num tema tão vasto e complexo fiquem sempre perguntas sem resposta e conhecimentos a aprofundar, a imagem que fica uma vez terminada a leitura é a de que todas as bases essenciais estão presentes. Chega-se ao fim com muitas respostas que não se tinham no início e uma visão bastante mais abrangente das origens e complexidades do universo - complexidades essas que são também um pouco simplificadas pela abundância de diagramas que surgem ao longo do texto. Além disso, e embora as equações matemáticas desempenhem um papel crucial em várias das teorias e descobertas abordadas neste livro, sendo por isso útil ter algum conhecimento, é fácil, dada a clareza com que as coisas são explicadas, compreender as bases, apesar da abundância de números, factores e constantes.
Mas voltando à questão da carta de amor... É um livro sobre ciência e, em todos os aspectos que lhe dizem respeito, cinge-se estritamente aos factos científicos. Mas é também a tal assumida carta de amor à humanidade e a forma como é escrita retrata também na perfeição esse deslumbramento pela maravilha que é, aos olhos dos autores, a humanidade. Seja pelos discretos mas certeiros rasgos emocionais, seja pelas muitas citações que vêm complementar o texto científico, há como que uma proximidade com os temas que contribui também para tornar a leitura mais envolvente. É que as coisas podem ser complexas - e são - mas a sensação de espanto ante o resultado é algo de fascinante.
Vasto nos temas, acessível na abordagem e muito interessante na soma das partes - assim é, em suma, este Universo Humano. Um livro que exige o seu tempo, mas com muito de fascinante para ensinar.

Título: Universo Humano
Autores: Brian Cox e Andrew Cohen
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário