segunda-feira, 9 de março de 2020

Porque Voam os Balões e Caem as Maçãs? (Jeff Stewart)

A física pode ser vista como a ciência das coisas que regem os mecanismos do universo. Afinal, quem nunca ouviu dizer que alguma coisa "desafia as leis da física"? Pode também dar respostas a grandes perguntas sobre coisas tão vastas como o universo ou mais pequenas que um átomo. O que é, afinal, a gravidade? E a luz? E, já agora, porque voam os balões e caem as maçãs? Estas são apenas algumas perguntas a que, de forma acessível e muito interessante, este livro pretende responder.
Um dos aspectos mais interessantes deste livro - e da colecção em geral - é a forma como consegue expor de forma completa quanto baste, mas também simples e acessível, um tema que, na sua globalidade, é vastíssimo. São infinitas as complexidades da física e, naturalmente, seria impossível encaixar todas as respostas num único livro. Mas o que este livro faz é traçar linhas gerais de forma clara e concisa, partindo dos conceitos mais simples (que trazem à memória as aulas de físico-química dos tempos do secundário) e passando depois gradualmente a questões mais complexas.
Há ainda dois outros aspectos a contribuir para tornar a leitura cativante. O primeiro é o delicioso sentido de humor do autor, que, manifestando-se nos momentos certos, confere uma certa leveza a um tema que, ainda que abordado com simplicidade, tende a ser naturalmente denso. As observações e referências que surgem ao longo do texto facilmente arrancam sorrisos - o que é, só por si, algo de extraordinário quando se aborda algo tão sério e complexo como a física.
O outro aspecto é a forma prática de explicar as coisas, recorrendo a exemplos e experiências. Bem, experiências maioritariamente mentais, como convém tendo em conta o tipo de elementos em jogo. Através das maçãs, das bolas de bilhar, de Albert Einstein à espera de um comboio, entre outros exemplos, o autor consegue construir imagens simples com que visualizar os elementos mais complexos do que pretende explicar. E, sim, é uma simplificação de coisas mais vastas, mas é preciso começar por algum lado para entender. 
E é exactamente disso que se trata: de um belíssimo ponto de partida para compreender os fundamentos da física. Acessível, cativante e repleto de informação, permite assimilar as bases e aprofundar gradualmente os conhecimentos essenciais. Além, claro, de mostrar o lado divertido da física - o que é, também, um grande ponto a favor desta concisa, mas muito interessante leitura.

Título: Porque Voam os Balões e Caem as Maçãs?
Autor: Jeff Stewart
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário