segunda-feira, 30 de março de 2020

Super-Narval e Alfaísca (Ben Clanton)

O Narval teve uma ideia. Quer ser um super-herói. Para isso, precisa de um fato jeitoso, de uma parceira imbatível (a Alforreca, claro), de uma identidade secreta e... de um super-poder. Ora, esta parece ser a parte mais difícil, mas o Narval não está disposto a desistir. E entre uma pausa para almoço e algumas piadas para animar a amiga, o Narval pode muito bem vir a descobrir que os super-poderes... vêm de onde menos se espera.
Há algo de absurdamente encantador na facilidade com que estas histórias tão simples e tão leves conseguem arrancar sorrisos a leitores de todas as idades. Sim, são histórias pensadas para os mais novos (quer dizer, os protagonistas são um narval e uma alforreca falantes...), mas há em tudo uma tão grande naturalidade que tudo parece fazer sentido - animais marinhos falantes incluídos. É um livro que, a um olhar adulto, lembra os tempos da fantasia em que tudo era possível. E, agora como antes, consegue fazer sonhar. Imaginar que uma estrela-do-mar pode ser uma estrela que caiu do céu... e que os super-heróis têm realmente super-poderes.
É uma simplicidade que se estende a tudo, desde a história propriamente dita às imagens. E este é um daqueles casos em que simples é bom, pois, além de as imagens simples despertarem uma maior identificação, são personagens fáceis de replicar, o que abre todo um potencial de actividades complementares como desenhar o Narval e inventar novas aventuras para ele e para o seu bando.
E há ainda um outro ponto notável. É que, apesar da brevidade e da simplicidade, há ainda espaço mais do que suficiente para transmitir uma mensagem positiva: de um super-poder que é transmitir alegria aos outros, criar e manter laços de amizade e apoiar os amigos quando estão em baixo. São coisas que se manifestam nesta história da já esperada forma muito simples - o que só reforça a sua importância e naturalidade.
Breve, simples e muito divertido, trata-se, pois, de um livro cativante e bonito para os mais pequenos e não só. Uma história de super-criaturas marinhas, fortes na imaginação e, sobretudo, na amizade.

Autor: Ben Clanton
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário