domingo, 13 de setembro de 2020

Estou Com Ciúmes (Aurélie Chien Chow Chine)

A prima do Gastão veio de visita, o que inicialmente o deixou muito feliz. Mas todas as atenções parecem ter-se voltado para ela, o que deixou o Gastão a sentir-se um pouco sozinho... e bastante enciumado. Ora, o Gastão tem uma crina mágica que mostra as suas emoções. E, melhor ainda, tem uma forma de lidar com elas para voltar a sentir-se bem.
O aspecto mais cativante deste conjunto de pequenos livros é, sem dúvida, a forma como normaliza as emoções. Se até os adultos se vêem, por vezes, em dificuldades para lidar com aquilo que estão a sentir, muito mais difícil será para os mais pequenos. Ora, as histórias do Gastão mostram-nos que sentir é normal e ensinam-nos formas de lidar com estes sentimentos. Neste caso, é o ciúme o protagonista e, embora de forma muito breve, este pequeno livrinho mostra bem em que consiste e de que formas se manifesta.
É também um livro fofo, com as suas ilustrações simples, mas cheias de ternura. Os pormenores das crinas dos unicórnios, além, claro, das mudanças na crina do próprio Gastão, trazem cor e magia a um núcleo de personagens já cheio de vida. Além disso, as ilustrações são o complemento perfeito para um texto que é muito simples, ainda que também muito certeiro.
E, claro, sendo como é um livro infantil, há ainda outros dois pontos que ficam no pensamento: a interactividade, através da proposta do exercício de respiração; e a cadência de um texto simples, que facilmente pode ser lido em voz alta. Além, claro, de que esta leitura aos mais pequenos (ou com eles) lembra também aos mais velhos a sempre pertinente mensagem de que é normal sentir.
Simples, ternurento e educativo: assim é mais esta história do Gastão. Uma forma de compreender os ciúmes, de lidar com eles e de recuperar o sorriso. Afinal, já todos sentimos ciúmes. São naturais, não é verdade?

Autora: Aurélie Chien Chow Chine
Origem: Recebido para crítica 

Sem comentários:

Enviar um comentário