domingo, 27 de setembro de 2020

How's the Pain? (Pascal Garnier)

Simon Marechall conhece a morte. Após muitos anos a trabalhar como exterminador de pragas, prepara-se agora para o seu derradeiro trabalho antes do fim; pois sabe que não durará muito tempo. Mas o seu ramo não envolve apenas roedores e insetos. Tem outra actividade. E, ainda que algo tenha aparentemente mudado, com a aceitação do seu novo e inocente motorista, Simon continua a ter um trabalho para terminar. E as suas últimas vítimas são do tipo humano.
Um dos aspectos mais impressionantes das obras deste autor é que as suas histórias podem ser relativamente breves, mas não lhes falta nada. Do elemento de intriga associado às extravagantes atividades de Simon ao seu caminho em direção à morte, sem esquecer, claro, a inconcebível inocência de Bernard e a ambiguidade de Fiona, tudo parece pertencer. E, em menos de duzentas páginas, o autor leva-nos numa viagem: de vida e morte, de descoberta e resignação, de inocência e de implacabilidade.
Dado o tema sombrio, é surpreendente a leveza que este livro é capaz de assumir. Talvez seja da escrita, com o seu fascinante contraste entre a clareza dos diálogos e a inesperada, ainda que breve, introspecção das descrições. E há também algo de estranhamente intrigante na forma como um protagonista como Simon, que dificilmente poderia estar mais longe do que consideramos uma boa pessoa, consegue gerar uma tão interessante proximidade. Talvez seja devido a Bernard... ou à morte.
Um último aspecto que vale a pena mencionar é como tudo parece convergir para um final já conhecido. Desde o início que sabemos como terminará a histórai de Simon. Mas o caminho até lá... bem, eis a questão. A mesma que torna tão cativante e, apesar de sabermos qual será o fim de Simon, tão surpreendente a leitura deste pequeno livro.
Feito de diferentes tipos de fins e de um fascinante equilíbrio entre mistério, inocência e dor, eis o tipo de livro que se lê de uma assentada. E a que depois regressamos para recordar as melhores passadas e a estranha viagem em que Simon - e Bernard - nos levaram. Bastante impressionante, em suma.

Autor: Pascal Garnier
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário