sábado, 19 de setembro de 2020

Monstress, volume 4: Os Escolhidos (Marjorie Liu e Sana Takeda)

O mundo parece estar cada vez mais próximo do caos. Alianças perigosas e movimentações secretas parecem tornar cada vez mais inevitável a certeza da guerra iminente, e há forças poderosas que só agora começam a manifestar-se. É no meio desta teia de intrigas que Maika continua à procura de respostas. As que a esperam não são, contudo, as que deseja. O ressurgir de uma figura do seu passado insinua laços fortes, mas acaba por abrir portas apenas a mais caos e mais dúvida. E Maika já nem em si mesma está certa de poder confiar. A sua natureza esconde segredos terríveis. E os poucos laços de confiança que acalenta podem também estar muito perto de quebrar...
À semelhança do que já acontecera com os volumes anteriores, também neste quarto livro é a arte deslumbrante o primeiro aspecto a arrebatar. E deslumbrante é mesmo a palavra certa, já que a vastidão de pormenores, das roupas aos objectos, passando pelos cenários incríveis, associada a um contraste poderoso entre sombras profundas e um brilho que quase parece saltar da página, além, claro, da expressividade das personagens, fazem com que baste olhar para a primeira página para nos sentirmos novamente transportados para este mundo. E é algo de impressionante a forma como este contraste de luz e de sombra reflecte na perfeição não só os rumos da história, mas o que vai no coração da própria protagonista.
Parte do que torna Maika tão impressionante é precisamente a sua complexidade, não só em termos de origens e de poderes, mas sobretudo a nível emocional. É alguém que passou por grandes perdas, por tribulações indescritíveis e que está agora perante revelações arrebatadoras sobre a sua própria natureza. É alguém destinado à destruição. E, ainda assim, é sempre manifesta uma vaga nobreza, uma percepção do que está certo, o que, dado o mundo e a teia de intrigas que a envolvem, é algo de verdadeiramente notável. Além disso, entre a ambiguidade de Maika, as movimentações duvidosas de personagens como Ren e Corvin e a ambição que move a grande maioria das forças em conflito, há também espaço para pura inocência. Kippa é a ternura que transborda de um mundo cheio de sombras e a sua inocência é a luz que contrasta com as trevas de tudo o resto.
Mais uma vez, fica tudo em aberto, até porque a história não acaba aqui. Mas fica também novamente a impressão de que grandes passos foram dados rumo à derradeira conclusão. Maika sabe mais do que sabia no início deste livro. Quanto às forças em conflito, foram dados passos de que não há volta atrás. E assim, tudo termina com novas possibilidades e uma grande expectativa, mas também com a sensação de que esta fase terminou e de que o que se segue terá de ser diferente.
Tudo neste livro é arrebatador, desde a arte deslumbrante às movimentações intrincadas de uma guerra iminente e inevitável, passando pelo contraste de sombras e luz nos cenários e no coração das personagens. Tudo é belo. Tudo é fascinante. E tudo isto faz deste quarto volume mais um pequeno prodígio numa série a não perder. Maravilhoso.

Autoras: Marjorie Liu e Sana Takeda
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário