quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

A Joia Interior (Anna Llenas)

Todos nascemos com uma joia interior. Mas, à medida que crescemos, o mundo vai-lhe roubando o brilho com as sombras da dúvida, da insegurança, da necessidade de pertencer, mesmo que isso implique deixarmos de ser quem somos, do desconforto na nossa própria pele. Alguns encontram o seu lugar no mundo, encontram pessoas com quem podem ser como são, e isso mantém a joia viva. Outros... deixam-se apagar. Mas há sempre um caminho de volta, um regresso à confiança em nós mesmos. E é desse caminho que este livro nos vem falar.
Se há sempre algo de positivo a retirar de ler um livro infantil enquanto adultos, neste caso, há muito mais do que esse pequeno algo. Toda a mensagem deste livro é igualmente importante para mais e menos novos. Sê-lo-á até mais para os menos novos, ou para aqueles de entre nós cujo brilho da joia interior se foi esbatendo. E assim, a primeira das muitas qualidades deste livro, está obviamente na mensagem: importante, clara, mais atual do que nunca e impressionante na forma como se entranha em nós, apesar de transmitida de forma aparentemente tão simples.
Outro aspeto a destacar é a singularidade do aspeto visual. Não temos as por vezes expectáveis imagens perfeitas e enternecedoras, mas um estilo que, a evocar por vezes os desenhos de uma criança, mas completando-os depois com pormenores deliciosos como brilhos, reflexos de objetos e até uma transparência particularmente eficaz, realça o impacto das emoções - que são, afinal, as verdadeiras protagonistas. Ora, isto torna o livro diferente do esperado, o que acrescenta um fator surpresa ao já forte impacto emocional.
E, das imagens, importa saltar de novo para o texto, para enfatizar como, apesar da relativa brevidade, consegue dar a voz perfeita à mensagem que pretende transmitir. Há, aliás, um aspeto curioso, visto da perspetiva da idade adulta: lido em voz alta, calmamente, funciona quase como uma lembrança a nós mesmos da constante importância desta mensagem. Do nosso valor interior.
É um livro muito simples, mas cheio de singularidades. E que, com a sua tão importante mensagem, transposta para um formato inesperado mas fácil de assimilar e de recordar, proporciona uma leitura marcante, tanto para crianças como para adultos. Um livro emotivo sobre emoções - como deve ser. E belíssimo.

Sem comentários:

Enviar um comentário