quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Um Anjo Deu-me a Mão (Jacky Newcomb)

De presenças estranhamente reconfortantes numa noite de furiosa tempestade. Da sensação de contacto com um ente querido que há muito partiu. De circunstâncias perigosas que parecem ser evitadas de forma milagrosa. E de muitas outras circunstâncias invulgares, associadas à experiência angelical trata este livro que é, essencialmente, uma recolha de testemunhos de acontecimentos peculiares.
Algumas são pouco mais que pequenos momentos, um aroma suave no ar, um sonho particularmente agradável. Outros casos são de genuíno perigo a que, de forma aparentemente impossível, ou pelo menos inexplicável do ponto de vista lógico, os seus intervenientes acabam por escapar. Familiares que parecem surgir como protectores desde o além, sonhos que acabam por se tornar reais, animais de estimação que chegaram ao fim das suas vidas mas que parecem ainda estar presentes. Desde os pequenos pressentimentos às grandes circunstâncias, a autora reúne, sem grandes elaborações ou explicações teóricas, uma série de histórias que marcaram a existência daqueles que as viveram.
Não é propriamente um livro dedicado a explicações ou teorizações sobre a existência ou não dos anjos ou da vida para além da morte. A ponderação das possibilidades fica ao critério do leitor e existem referências, em várias das histórias, a pessoas ligadas aos estranhos acontecimentos, mas que mantém o seu cepticismo. Acreditar ou não fica ao critério de cada um: não parece ser de conversão o objectivo da autora. Ficam, portanto, as histórias que, independentemente da verdadeira origem de cada situação, representam momentos de ternura e de emoção, e, acima de tudo, de persistência e dificuldades superadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário