quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Vencedores do passatempo "Deixa o Grande Mundo Girar"

E terminou mais um passatempo. Desta vez tivemos 43 participações e a escolha foi muito difícil. Muito obrigada a todos os que se inspiraram para responder à nossa pergunta.

E as respostas vencedoras são...

Numa bela tarde soalheira, andava a passear na rua. Para não destruir o hábito, dei um pulo a livraria para ver as novidades que havia (desde ontem). Cada vez que entro nessa livraria, os meus pulmões enchem-se de perfume agradável, do ar mais puro que para mim possa existir. Ao passar pelo corredor, olho para as centenas de livros, para as capas bem trabalhadas, com o nome do autor bem estampado na lombada. Passo o dedo pelos livros já ontem existentes à procura de novidades frescas. Não encontro nada, para minha desilusão. Aproximo-me do balcão, para perguntar ao vendedor se havia algo lançado hoje, quando reparo num enorme placar. As letras em vermelho e o fundo esbatido chamam-me a atenção. Leio "Deixa O Grande Mundo Girar" e pensei para mim mesmo: "que titulo tão estranho... Gosto de coisas estranhas." O vendedor, ao ver-me tão concentrado naquele cartaz, diz-me que o livro apenas estaria nas livrarias a 7 de Setembro. Levei um folheto para casa, e assim que me sentei no meu sofá, na companhia do silêncio, li a sinopse. Reli a sinopse. Reli outra vez. Como pode uma sinopse tão curta deixar tanto a desejar? Queria saber mais. Queria lê-lo. Queria tê-lo nas minhas mãos, sentir o folhear das páginas. Queria ser o primeiro a conhecer aquela misteriosa história, que me estava a deixar louco. Não conseguia aguardar. Estava demasiado excitado! Então, fui à Internet ver informações do livro e do autor. Que tortura! As críticas, como se podia imaginar, eram excelentes e faziam-me inveja. Eu também queria ser crítico e dar a minha opinião. Mas como? Ainda não o tinha lido! No dia seguinte, corri para todas as livrarias para reservar um magnífico exemplar, quando me deparo com o aviso: “ESGOTADO”. Já estava tudo esgotado! Que raiva! Só o poderia ler quando viajasse para fora e o comprasse, ou então teria de esperar ate que chegasse a segunda edição. Por isso é que peço ao blog "As Leituras do Corvo" que me congratule com este livro, pois sem ele morrerei de desespero. Será como viver sem água. Preciso dele, de o ler e de me sentir pleno, porque é isso que os livros, particularmente estes, me proporcionam. Paz, plenitude e riqueza de espírito. Se a sorte estiver ao meu lado, esta maravilha única virá para a minha estante, e será, certamente, o meu tesouro pessoal.
Vítor Caixeiro

Eu não quero este livro para o ler! Não, não, não!
Que engano o vosso!
Eu quero este livro para o absorver, para o sentir, para o viver...
Quero este livro para me embrenhar nele, para me fundir a minha mente com as suas páginas, para nadar nas suas palavras.
Quero este livro para fazer dele parte da minha existência.
Quero este livro para fazer o mundo girar, mesmo quando o tempo parecer parar durante a leitura...
Jaime Alberto Ferreira

Parabéns e boas leituras!

1 comentário: