quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Polícias à Portuguesa - Take 2 (Fernando Contumélias e Mário Contumélias)

Do estado das diferentes forças policiais em Portugal, dos meios disponíveis e em falta, das complicações hierárquicas e dos apoios que existem (ou não). São estes alguns dos temas abordados nos múltiplos testemunhos recolhidos neste livro: casos mais complexos, mais dramáticos, ou simplesmente a experiência de quem deu demasiados anos de trabalho para receber pouco em troca servem para criar uma imagem que, não sendo particularmente aprofundada, permite uma visão bastante abrangente e acessível do que é - com os pontos bons e os pontos maus - a vida de um polícia.
Não sendo um tema que me seja particularmente familiar, uma das primeiras coisas a surpreender neste livro é a forma directa e acessível com que os temas são tratados. É fácil, através de cada caso, assimilar a que parece ser a mensagem fundamental deste livro, uma visão dos sacrifícios exigidos, das possíveis ou inexistentes compensações e de como o trabalho pode interferir com a vida familiar e até com a estabilidade pessoal.
E é também interessante notar que, dando voz a diferentes histórias, não se cria uma imagem demasiado pessimista. Os problemas são apresentados e as diferentes impressões e opiniões servem para revelar não só o que está mal, mas também o que os intervenientes em cada um dos casos julga ser positivo. Fica, é claro, a impressão de toda uma série de aspectos que é preciso melhorar, mas transparece também uma boa dose de confiança nos valores que definem o trabalho policial.
De leitura rápida e acessível, trata-se, portanto, de um livro bastante esclarecedor no que toca ao essencial das forças e falhas das forças policiais. Uma leitura interessante, portanto.

Sem comentários:

Enviar um comentário