sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Regresso de Sherlock Holmes II (Sir Arthur Conan Doyle)

Mais três mistérios a desvendar, um deles com uma ligação particularmente próxima a Sherlock Holmes, todos eles com uma morte como elemento fulcral. Três casos com características peculiares, contados no mesmo ritmo pausado e intrigante que parece ser característico a estas histórias, dão forma aos contos deste pequeno livro. E se nem todos os momentos têm a intensidade de algumas das suas melhores situações, o mistério nunca deixa de ser envolvente. E, por vezes, surpreendente.
A Casa Vazia trata da estranha morte de Ronald Adair e da "inconcebível continuação" do crime. Bastante descritivo, no início, este conto parte de uma simples e distante exposição de factos, o que aumenta o impacto da súbita surpresa que é o regresso de Sherlock. Surge, a partir daí, uma boa explicação para o mistério da sua suposta morte, ao mesmo tempo que, ao evoluir para um caso bastante mais pessoal, que torna o investigador parte interessada, a história torna-se bem mais intrigante e cativante que na fase inicial. Quanto ao início do caso, é curioso notar que a primeira morte acaba por surgir como um mero elemento secundário, sendo o próprio Sherlock o veradeiro centro do enredo.
Também O Construtor de Norwood tem como centro uma suposta morte. Desta vez, a vítima é um construtor e o assassino parece ter tudo a ganhar com o crime. Cativante, com a urgência do acusado em procurar ajuda a definir um bom ritmo para a história, trata-se de um conto com alguns momentos caricatos e um caso que, apesar da resolução um pouco previsível, não deixa de ser intrigante quanto baste. Ainda de referir dois detalhes curiosos, na divertida rivalidade entre Lestrade e Sherlock e na nostalgia deste relativamente a Moriarty.
Por último, em Os Dançarinos, uma mulher é perturbada por mensagens escritas com estranhos desenhos. O início é divertido, com mais uma desconcertante exibição dos poderes dedutivos de Sherlock, dando, de seguida, lugar ao desenvolvimento de um caso intrigante, interessante também por não ser a vítima, mas um marido confuso quem procura ajuda, e em que o que começa por ser um mistério mais bizarro que preocupante acaba por evoluir para uma situação intensa e algo trágica.
Não se pode dizer que estes contos estejam entre os mais surpreendentes entre as aventuras de Sherlock Holmes. Têm, ainda assim, mistério quanto baste e um lado particularmente interessante naquilo que revelam do seu protagonista comum. E isso basta, por vezes, para proporcionar bons momentos de leitura.

Sem comentários:

Enviar um comentário