domingo, 24 de novembro de 2013

Um Grito na Noite (Nora Roberts)

Althea Grayson, tenente da polícia, é uma mulher segura e controlada, determinada a não permitir que nada lhe abale as emoções. Mas tudo muda quando Colt Nightshade entra na sua vida. Ele chega com um mistério para resolver, decidido a resgatar a filha de um casal amigo da má situação em que esta se terá deixado cair. Sabe que precisa de ajuda e, por isso, engoliu o orgulho e pediu ajuda. Mas trabalhar com Althea será bem mais que uma obrigação. A atracção não tarda a despertar, e cedo se segue algo mais forte. E, enquanto seguem os sinais que levam ao paradeiro da rapariga desaparecida, também as defesas de Althea terão de ser quebradas, para que o sentimento possa crescer.
Bastante simples, mas envolvente e intrigante, este livro tem o seu grande ponto forte na conjugação entre romance e mistério. É o desaparecimento de Liz que faz com que os caminhos dos protagonistas se cruzem, mas é também um bom complemento ao romance que é, como seria de esperar, o centro da história. Há, portanto, acção quanto baste, vários momentos intensos e uma ligação muito particular entre a história de Liz e algumas memórias de Althea, ligação essa que contribui em muito para o desenvolvimento do aspecto emocional da história.
Quanto ao romance, não é propriamente uma surpresa o rumo que as coisas tomam, no que à relação entre os protagonistas diz respeito. Ainda assim, a história nunca deixa de ser envolvente, quer porque as suas personalidades, com tudo o que têm de diferente, se completam, quer porque o percurso da relação, acompanhado pelo do mistério a resolver, é desenvolvido de forma muito equilibrada, com emoção quanto baste, mas também com uma agradável medida de humor.
Também muito interessante, ainda que relativamente discreto, é a forma como as relações se expandem para as outras personagens. Além de ser interessante o reencontro com as figuras centrais dos livros anteriores, cativa também a forma como o afecto não se resume à relação entre os protagonistas, estendendo-se também às outras personagens. O resultado é uma união mais coesa, e uma história um pouco mais completa.
Envolvente e intrigante, este é, pois, um livro que, sem ser particularmente complexo, cativa, ainda assim, pelo bom equilíbrio entre o romance central e todos os outros elementos que o tornam mais interessante. O resultado é uma leitura agradável e descontraída. Gostei.

Sem comentários:

Enviar um comentário