quarta-feira, 23 de abril de 2014

Novidade Quetzal

Os «felizes» do romance de Yasmina Reza (o título é inspirado no Sermão da Montanha do Evangelho segundo São Mateus) são personagens de uma comédia humana que todos conhecemos: elas são atormentadas, cheias de raiva, histéricas, coladas a um quotidiano que já não controlam; eles, obcecados por um futuro que não conseguem imaginar, um futuro de desejos gorados, doenças e crises. 
Yasmina Reza retrata momentos fugidios do dia a dia das personagens, também elas narradoras da sua história, e da dos outros, em capítulo próprio: a amizade, a filiação, o amor, a realização, a dependência. Tudo numa escrita seca, divertida e lúcida – em que «as emoções são assassinas».  

Yasmina Reza nasceu em Paris, em 1959, filha de um judeu iraniano e de mãe húngara. É dramaturga, argumentista, atriz e romancista, e uma das figuras mais conhecidas das artes do palco em França. Felizes os Felizes é o seu primeiro livro de ficção publicado em Portugal. 
Yasmina Reza tem sido galardoada com as mais importantes distinções, como o Prémio Molière, que recebeu em 1987, 1988, 1990 e 1994 (para melhor autora, melhor tradução, melhor produção, e para melhor autora, peça e produção, respectivamente); ou o Prémio Laurence Olivier, em 1998 e em 2009, para melhor comédia; recebeu o Tony em 1998 e em 2009 – para melhor peça, a muito aclamada O Deus da Carnificina (interpretada, entre outros, por Jeff Daniels, James Gandolfini ou Ralph Fiennes),posteriormente também adaptada ao cinema (por Roman Polanski com interpretações de Jodie Foster, Christoph Waltz e Kate Winslet).

Sem comentários:

Enviar um comentário