sexta-feira, 2 de maio de 2014

O Último Adeus de Sherlock Holmes (Sir Arthur Conan Doyle)

Parte essencial de um vasto conjunto de histórias e, por isso, sobejamente conhecidas, as capacidades dedutivas de Sherlock Holmes não deixam, ainda assim, de cativar. E é precisamente isso que acontece nos três contos que constituem este livro e que, de forma mais ou menos surpreendente, revelam, mais uma vez, o potencial de uma mente bem treinada. E, por vezes, um pouco mais do que as capacidades mentais.
No primeiro conto, Os Planos do Submarino Bruce-Partington, um jovem encontrado morto na linha do comboio e o desaparecimento de alguns documentos confidenciais colocam o grande detective ante um enigma intrigante e uma oportunidade de servir o país. Com o habitual ritmo pausado e a sempre intrigante aura de mistério, este conto centra-se mais no caso que nas personagens e, por isso, o tom acaba por ser algo distante. Ainda assim, nunca se perde a envolvência desta que é, no fim de contas, uma boa história.
Em O Pé do Diabo, o que devia ser uma mudança de ares, para uma temporada de repouso, traz a Sherlock Holmes um novo mistério para resolver. Também pausado e descritivo, mas intrigante, cativa, em primeiro lugar, pela estranheza das circunstâncias, associada à possibilidade de algo de sobrenatural. Surpreende também pelo episódio emotivo, breve, é certo, mas muito revelador no que diz respeito à personalidade de Sherlock. De realçar ainda uma muito bem conseguida revelação final, seguida de uma escolha que lhe confere ainda maior intensidade.
Por último, em A Caixa de Papelão, uma encomenda macabra e o mistério de quem a terá enviado e porquê requerem, novamente, o uso das notáveis capacidades do detective. Abrindo com mais uma demonstração do brilhantismo dedutivo de Sherlock, passa, em seguida, para o caso propriamente dito que, como habitual, surge com o mesmo ritmo pausado. Um pouco previsível, ainda que sempre cativante, sobressai, neste conto, o desenvolvimento das razões do crime.
É possível que nenhum destes três contos faça parte dos mais notáveis entre os muitos casos protagonizados por Sherlock Holmes. Mas são, todos eles, histórias intrigantes, com pontuais momentos memoráveis, e que proporcionam uma leitura envolvente e agradável. Vale a pena conhecê-los, pois.

Sem comentários:

Enviar um comentário