segunda-feira, 8 de setembro de 2014

A Felicidade de Perseguir os seus Sonhos (Chris Guillebeau)

Ao lançar-se no objectivo de percorrer todos os países do mundo, Chris Guillebeau estava longe de imaginar quantas outras pessoas se propunham demandas semelhantes. Mas nem só de viagens se fazem as buscas e, ao longo do seu percurso e para além dele, o autor descobriu que a concretização de um grande objectivo, ou de uma busca, significava muito mais do que apenas um percurso diferente. As motivações para a busca, o que a define, as barreiras e os sucessos e a necessidade ou não de mudar de planos ao longo do caminho são apenas algumas das perguntas essenciais que surgem ao longo deste livro. As respostas podem variar.
Um dos aspectos mais interessantes deste livro é que, apesar de assumir, em certa medida, os objectivos de um guia, as histórias acabam por ter mais impacto do que propriamente os conselhos. Claro que as ideias subjacentes, a indicação dos erros e de certas formas de encarar as coisas assume uma certa relevância. Mas o que realmente fica na memória são as mais ou menos improváveis missões que as pessoas referidas ao longo do livro atribuíram a si próprias.
Esta forma de apresentar as coisas tem, desde logo, a vantagem de tornar a leitura mais interessante, primeiro pela surpresa que representam alguns dos objectivos (e a forma como foram cumpridos, bem como os contratempos e as reacções), mas também porque permitem que as orientações surjam através do exemplo. Além disso, a diversidade de histórias reforça a ideia de que os grandes objectivos não têm de estar associados a uma matéria definida (a uma grande viagem, por exemplo), mas que têm sempre alguns pontos em comum.
Ainda que seja evidente um esforço por realçar tanto as dúvidas e dificuldades como o lado bom da realização do objectivo, fica, por vezes e principalmente quanto a alguns cenários, a impressão de tudo ser demasiado fácil. Isto acontece, talvez, devido a uma perspectiva demasiado sucinta de algumas histórias, das quais fica a impressão de partes por contar. Mas a verdade é que várias dessas histórias dariam - ou deram, de facto - material para um livro inteiro, daí que seja compreensível a brevidade.
A impressão que fica é, então, a de um livro com vários conselhos úteis, uma perspectiva interessante da ideia de partir à aventura - ou de mudar de rumo na vida - mas em que são, acima de tudo, as histórias que ficam na memória. A soma das partes é, por isso, uma leitura interessante.

Sem comentários:

Enviar um comentário