terça-feira, 16 de setembro de 2014

Escudo da Noite (Nora Roberts)

Jonah Blackhawk nunca gostou de polícias. Mas o facto de ter sido um que o tornou num homem respeitável deixou-o em dívida para com o agora comissário Boyd Fletcher. Por isso, quando Boyd o informa de que um dos seus clubes pode ser o lugar onde um grupo de assaltantes escolhem os seus alvos, Jonah sente-se no dever de colaborar. O que não está à espera é que a presença de Ally Fletcher, filha de Boyd e também ela polícia, venha abalar as fundações da sua vida. O que começa por ser mútua provocação e uma atracção indesejada por ambos ameaça evoluir para algo mais forte. E, se as circunstâncias do caso os levam a passar mais tempo juntos, então, quando tudo estiver terminado, pode ser tarde demais para uma separação.
Apesar de ser, no essencial, uma história independente, há neste livro um ambiente de conclusão que indica claramente o fim de uma série. Em primeiro lugar, Ally é filha de Boyd,um dos protagonistas anteriores, o que, inevitavelmente, cria ligações às histórias dos outros livros. Além disso, quase todas as personagens dos volumes anteriores aparecem neste livro, ainda que de forma discreta ou numa breve referência. Este é, aliás, o ponto de partida para alguns dos melhores momentos do livro, já que a proximidade entre as várias personagens realça uma ligação afectiva para lá do romance.
Quanto ao casal protagonista, o mais interessante nesta história é o facto de Ally e Jonah serem muito diferentes, mas, apesar disso, complementares. Jonah, com a sua fachada distante a esconder um lado atormentado e um grande coração, colide, desde o primeiro contacto, com a personalidade forte e determinada de Ally. Mas, à medida que o perigo se torna mais próximo, quer no que toca à investigação, quer à possível profundidade da relação entre ambos, os pontos comuns tornam-se mais evidentes.. Neste aspecto, é especialmente cativante a forma como Ally ultrapassa as barreiras da mente atormentada de Jonah, com momentos de tensão e de provocação, mas também de leveza e de humor.
Outro ponto forte deste livro é que, apesar de ter uma relação no centro do enredo, tem também um mistério a desvendar, mistério este que a autora desenvolve de forma sempre intrigante e com algumas reviravoltas especialmente bem conseguidas. Há, ainda assim, uma contrapartida. É que, sendo este um livro relativamente breve, há aspectos que acabam por ser desenvolvidos de forma algo apressada e uma história complementar - a de Dennis Overton - que, demasiado breve no desenvolvimento, deixa a impressão de algum potencial por explorar.
Com um enredo intrigante, acção, romance e humor nas medidas certas e um toque de emotividade especialmente marcante, esta é, pois, uma história que, apesar de um pouco apressada nalguns elementos, cativa desde o início e consegue surpreender. Uma boa leitura, portanto, envolvente e agradável. Gostei.

Sem comentários:

Enviar um comentário