sexta-feira, 8 de maio de 2015

Erebos (Ursula Poznanski)

O que primeiro lhe chama a atenção é o comportamento de um amigo. Mas Nick Dunmore está bem longe de imaginar que não vai demorar muito até ele próprio se comportar como Colin e todos os outros que, com o seu comportamento misterioso e aspecto exausto, vão passando DVD de uns para os outros. O conteúdo é um jogo, o jogo mais viciante que alguma vez se viu. Mas, como Nick está prestes a descobrir, é muito mais que uma inconsequente aventura num outro mundo. As missões do Erebos são levadas a cabo no mundo real. E se também elas parecem, à partida, bastante inocentes, ainda que inexplicáveis, com a progressão no jogo, as coisas que é preciso fazer tornam-se bem mais perigosas. E um objectivo começa a ganhar forma...
O que primeiro chama a atenção neste livro e, em última análise, também o que acaba por ser o aspecto mais marcante, é o conceito por detrás do Erebos. A ideia de um jogo que interage de forma tão próxima e realista com o jogador não pode deixar de ser apelativa, principalmente para os apreciadores de videojogos. E se, no início, as características do Erebos são desenvolvidas num delicado equilíbrio entre o misterioso e familiar, com a evolução do enredo há complexidades inesperadas a surgir. É certo que, no que toca às origens e à concepção, ficam, ainda assim, algumas perguntas sem resposta, mas não há dúvidas de que o essencial está lá. E esse é muito, muito interessante.
Também interessantes são os paralelismos entre as vidas das personagens no jogo e na realidade. Claro que, neste aspecto, é Nick que se destaca, até por ser o seu jogo aquele que é acompanhado mais de perto. Mas também aqui há uma evolução interessante, de uma fase inicial mais descritiva, em que o acontece no jogo parece ser o aspecto mais relevante, e num percurso de intensidade crescente em que o perigo se vai tornando mais claro e que culmina num final intenso e surpreendente.
Todos estes elementos, desde o jogo e a história que lhe serviu de base à interacção das personagens com o Erebos e suas consequências na vida real, é narrado de forma cativante e agradável, com a considerável componente descritiva da fase inicial a dar à leitura um ritmo mais pausado, mas sem nunca se perder a envolvência e a curiosidade em saber mais. Além disso, com o desenrolar dos acontecimentos, surgem também mais situações de tensão, que, além de conferirem à história uma nova intensidade, fazem sobressair o impacto de alguns momentos que, surpreendentemente emotivos ou com um delicioso toque de humor, tornam mais próximas as personagens - mais uma vez, tanto no jogo como fora dele.
A soma de tudo isto é uma história envolvente, com uma premissa muitíssimo interessante e um ritmo de desenvolvimento que começa por cativar pelo conceito do jogo, expandindo-se depois para as personagens que o habitam e para aquilo que vivem, virtualmente e na realidade. Interessante e surpreendente, uma boa leitura.

Para mais informações sobre o livro Erebos, clique aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário