terça-feira, 10 de janeiro de 2017

A Liga dos Homens Assustados (Rex Stout)

Em tempos, na sequência de uma brincadeira que correu mal, um grupo de homens ficou para sempre em dívida para com a sua vítima e, em consequência disso, tomaram-na a seu cargo, adoptando entre eles o nome de Liga da Expiação. Mas agora a expiação começou deveras. Dois dos membros da liga morreram em circunstâncias misteriosas e, após as suas mortes, os restantes receberam um aviso em verso, insinuando que a vingança apenas começara. E, quando o terceiro membro desaparece, o medo dos restantes torna-se insuportável. É isso que os leva finalmente a Nero Wolfe, para que desmascare o (óbvio) suspeito e os livre do medo que lhe têm. Mas será o culpado tão óbvio como todos parecem crer? E até que ponto estão as mortes e os avisos realmente relacionados?
Segundo caso de Nero Wolfe e Archie Goodwin, e quase completamente independente do anterior (salvo algumas ténues referências), este é um livro que se lê facilmente sem qualquer conhecimento prévio das personagens. E, contudo, desde muito cedo fica a impressão de que vale a pena ler a série por ordem. É que, conhecidos os protagonistas do anterior Picada Mortal, é agora muito mais fácil reconhecer-lhes os modos e peculiaridades e, deste modo, entra-se mais facilmente no ritmo do enredo.
Mas também a estrutura do caso contribui para este ritmo mais lesto, mais intenso, mais cheio de reviravoltas. Isto porque o aparente culpado é-nos apontado logo nas primeiras páginas e tudo indica que toda a história consistirá em provar a sua culpa. Mas poderia ser assim tão simples? Claro que não. A culpabilidade ou não do principal suspeito pode ser garantida para alguns, mas a forma como o enredo é construído, levantando novas possibilidades sem necessariamente desmentir as primeiras passa de uma certeza óbvia para todo um conjunto de possibilidades. E, assim, ao longo da história, as convicções vão mudando, de tal modo que a verdadeira resposta - afinal, o suspeito óbvio é ou não o culpado? - só surge realmente no final. 
E, claro, depois há as personagens, sempre muito invulgares, mas, precisamente por isso, estranhamente cativantes. Nero Wolfe e Archie Goodwin são um poço de surpresas, naturalmente, em que tudo - desde uma percepção inesperada até ao próprio modo de falar - serve para cativar e surpreender. Mas também as personagens específicas do caso têm as suas peculiaridades - o que aliás contribui em muito para tornar a resolução mais interessante. Se a história é em si mesma surpreendente, os protagonistas dão-lhe uma nova vida com as suas peculiaridades. E a soma de tudo é, claro, um mistério mais denso - com uma resposta mais marcante.
A impressão que fica, portanto, deste livro é a de um mistério muitíssimo bem construído, com personagens tão surpreendentes como o próprio enredo e em que nada nem ninguém tem um papel tão simples como à primeira vista seria de esperar. Intrigante, surpreendente... e muito bom. 

Autor: Rex Stout
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário