terça-feira, 17 de janeiro de 2017

O Mundo Imaginário de... (Keri Smith)

Todos gostaríamos de viver num mundo melhor, mas também sabemos que a utopia é impossível na realidade. Já na imaginação... talvez não seja bem assim. E todos temos lugares e coisas de que gostamos especialmente, coisas que gostaríamos de ver mais no nosso mundo, ideias, mais ou menos realistas ou completamente absurdas, mas que, na imaginação, se tornam possíveis. Então, como criar um mundo imaginário? É para isso mesmo que este livro serve.
Se compararmos este livro com os anteriores Caos ou Destrói Este Diário, da mesma autora, há, desde logo, algo que sobressai: visualmente, este é um livro um pouco diferente, maior, com mais cores e também com mais espaço para preencher. Mas a diferença não se limita ao visual: se, nos anteriores, dominava a criatividade pela criatividade, neste há um objectivo em vista: a construção de um mundo. E, assim sendo, há uma maior coesão, pois todos os desafios e sugestões seguem o mesmo rumo: o de dar asas à criatividade, como sempre, para construir todo um mundo de raiz. Ou, bem... quase.
É este desafio que acrescenta uma nova dimensão a este livro, pois há um todo maior a surgir da concretização de todos os pequenos desafios apresentados. O resultado é todo um mundo e, assim, não pode deixar de ser mais do que a soma das partes. Mantêm-se, claro, as mesmas qualidades: o apelo à criatividade, a originalidade do conceito, a possibilidade de tornar único e irreplicável um objecto relativamente comum. Mas há algo mais vasto a surgir do todo e, curiosamente, esta vastidão não impõe grandes limitações: é que, sendo imaginário, nem tudo no mundo criado tem de ser completamente plausível. Basta que esteja de acordo com a imaginação do criador.
Claro que, seguidos à risca todos os passos, talvez possa ficar a sensação de algumas ligeiras imposições. Mas, tendo em conta que esses passos servem mais como orientações sobre como começar do que como ordens fundamentais, e que à criação de um mundo imaginário se podem seguir mais dois ou três, essa sensação inicial facilmente se desvanece, ficando apenas a originalidade da ideia e o sempre cativante desafio à criatividade.
Mais amplo e mais coeso que os livros anteriores da autora, mas igualmente criativo e surpreendente, trata-se, portanto, de um livro que desafia a criar, a pensar, a construir. E, deixando ao leitor - ou criador - todas as páginas da construção do seu mundo, de um estímulo muito original à imaginação. Gostei.

Título: O Mundo Imaginário de...
Autora: Keri Smith
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário