domingo, 28 de maio de 2017

Cem Maneiras de Melhorar a Escrita (Gary Provost)

Seja uma carta, um romance ou até mesmo uma lista de compras, escrever bem é sempre importante. E se, à primeira vista, as regras podem parecer bastante óbvias, a verdade é que nada é assim tão simples. Neste livro, Gary Provost sugere cem maneiras diferentes de melhorar a escrita. Maneiras essas que não se prendem apenas com o simples cumprimento das regras gramaticais e ortográficas, ainda que estas sejam obviamente importantes, mas que se expandem a aspectos bastante mais subjectivos. O resultado é um conjunto de sugestões pertinentes e cheias de bom senso.
Uma das primeiras coisas a chamar a atenção neste livro tem a ver, mais que com as muitas boas ideias que contém, com o tom em que está escrito. Leve, cativante, quase que pessoal e com um toque de humor particularmente certeiro, torna tudo muito mais claro do que se cingisse pura e simplesmente às regras. E isto é particularmente agradável tendo em conta que, como o autor diz, não se trata de imposições, mas de sugestões. Sugestões essas que, sendo bastante claras no que pretendem obter, deixam, ainda assim, muito espaço de manobra aos potenciais escritores que as decidam aplicar.
Outro aspecto curioso destas cem sugestões é que, se virmos bem, muitas delas dizem respeito a coisas que já sabiam - quanto mais não seja porque são conselhos de puro bom senso. Mas, vistas desta perspectiva, com muitos exemplos a realçar-lhes o impacto e uma abordagem tão simples quanto esclarecedora, a sua relevância torna-se muito mais clara. Bem como, por vezes, a inevitável sensação de "como é que eu nunca tinha pensado nisto?"
Depois, há a organização, que, além de inesperada na escolha dos tópicos, realça traços importantes que, à partida, não se analisariam daquela forma. Conceitos como fazer com que o leitor não odeie o escritor, construir um início forte, escrever quando não se está a escrever e outros tópicos igualmente surpreendentes fazem com que as várias sugestões ganhem uma nova perspectiva. E isso é importante não só porque o inesperado as torna mais fáceis de memorizar, mas também porque realça, de uma forma diferente, o impacto de coisas aparentemente tão simples como a aplicação das devidas regras gramaticais.
Não é, nem me parece que pretenda ser, um guia passo a passo para escrever "da forma certa" - até porque não penso que exista uma única forma certa. O que é, sim, é um belo conjunto de ideias e perspectivas úteis que, bastante precisas e com uma ampla margem de aplicação, se moldam, no todo, como um muito bom guia para escrever melhor. Seja um romance, um artigo ou uma simples mensagem escrita. Recomendo.

Título: Cem Maneiras de Melhorar a Escrita
Autor: Gary Provost
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário