sexta-feira, 26 de outubro de 2018

A Menina que Queria Salvar os Livros (Klaus Hagerup e Lisa Aisato)

Anna adora ler e, ao longo dos seus quase dez anos, já fez muitos amigos nos livros. E um ou outro inimigo (a vida é mesmo assim). Mas, quando a bibliotecária lhe diz que há livros que são destruídos porque ninguém os leva emprestados, Anna decide salvá-los. De uma só vez, leva cinquenta livros para casa e lê-os a todos. E, quando se sente cansada, a bibliotecária sugere-lhe um último livro com um misterioso final. Anna devora A Floresta Encantada e, quando se depara com o mistério do final, faz tudo para descobrir a resposta que lhe falta. Só que, nos livros como na vida... as respostas nunca são bem as que se esperam.
Bastam as primeiras páginas para perceber o porquê de este ser um livro para leitores de todas as idades - e principalmente para os realmente apaixonados, os que devoram livros como se não houvesse mais dias, que fazem amizade com as personagens e as guardam na memória para sempre. É que Anna é uma das nossas: uma menina apaixonada pelos livros e pela gente que neles habita. O resultado é, claro, empatia imediata e uma afinidade que nunca desaparece à medida que acompanhamos os seus passos.
É também uma história cheia de ternura e que não tem apenas uma mensagem positiva: tem várias! Desde o amor pela leitura à aceitação do futuro desconhecido, passando pela entreajuda, pela descoberta do conhecimento e, enfim, pela vontade de ajudar inerente à pequena Anna, há todo um mundo de valores nesta pequena história. E, além das mensagens, há a história em si, bonita, ternurenta, cheia de surpresas e capaz de conter mundos inteiros na sua simplicidade.
Há mais ainda. Além do texto cativante, da história surpreendente da protagonista especial, há um delicioso equilíbrio entre texto e ilustrações, com o aspecto visual a dar nova vida à história, ao mesmo tempo que enche de cor, de sonho e principalmente de criatividade esta história sobre sonhos... e cores... e a criatividade infinita contida no interior de um livro. Tudo tem precisamente a medida perfeita e leva-nos na aventura de Anna como se estivéssemos lá, ao lado dela.
Fica, então, esta impressão encantadora de termos vivido uma aventura com alguém que partilha da mesma paixão. Uma aventura feita de sonhos e de inocência, mas, acima de tudo, do poder das histórias. Belíssimo. 

Autores: Klaus Hagerup e Lisa Aisato
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário