quarta-feira, 31 de outubro de 2018

O Mundo de A Guerra dos Tronos (George R.R. Martin, Elio M. Garcia Jr. e Linda Antonsson)

A história de Westeros não começou com a visita do rei a Eddard Stark e sua subsequente nomeação como Mão do Rei. Não, o mundo em que estas personagens se movem é muito mais vasto e a sua história muito mais antiga. Este livro percorre a parte da história que estava por contar, desde o início dos tempos à chegada de Robert Baratheon ao trono, passando pelo longo reinado dos Targaryen e abrangendo toda a vastidão dos Sete Reinos (e até um pouco mais). Profusa e magnificamente ilustrado, dá rostos e paisagens a este vasto mundo, ao mesmo tempo que, numa construção meticulosa e fascinante, dá uma história completa e bastante interessante a um mundo saído da imaginação.
Sendo um livro grande, cheio de cor e com uma vasta abundância de belíssimas ilustrações, escusado será dizer que o primeiro elemento a chamar a atenção é o aspecto visual. Basta um primeiro olhar a este grande livro, um primeiro folhear, para se sentir o chamado deste mundo. E, se leram os livros das Crónicas de Gelo e Fogo, então provavelmente já sentiram a curiosidade em saber mais sobre este universo. Bem, este livro responde a essa curiosidade. Exaustivamente.
Outro aspecto notável é que se trata da história de um mundo fictício, mas isso não implica que essa história seja mais simples ou menos desenvolvida. Ler este livro é como ler um tratado sobre a história de um lugar real, com a sua vastidão de reis e de senhores, de povos e civilizações que se sucedem, de guerras, de intrigas, de facções, de conquistas e tratados de paz. Só que... com dragões (e mais uns quantos elementos surpreendentes) a tornar tudo ainda mais interessante.
Já disse que é um livro lindo. Há neste livro várias ilustrações capazes de prender o olhar durante um bom bocado. Mas também o texto tem esse condão: o de dar vida a cenários, figuras e batalhas com a mesma clareza que se estivéssemos a assistir a tudo de muito perto. Surgem até alguns momentos marcantes, embora o narrador do livro pretenda assumir-se como um estudioso imparcial, em que é difícil não sentir um bocadinho do coração a tomar partido. Afinal, é de Martin que se trata - o que significa que ninguém está seguro.
E quanto à curiosidade de saber mais? Bem, nesse aspecto, o resultado é curioso. É que, por um lado, ficamos a saber muito mais sobre este imenso mundo. Mas, por outro, ele é imenso. O que significa que há ainda mais aspectos a descobrir, elementos que, embora descritos de forma bastante clara, deixam no pensamento a questão de como seriam se imaginados mais a fundo. Porque é, afinal, um mundo completo, embora fictício. E esta ambígua sensação de ter ficado a saber muito mais, mas querer saber ainda mais, é a mesma que fica ao ler sobre a história real - porque, no fundo, há sempre mais para contar.
Terminada a viagem, fica, claro, a melhor das impressões: a de um livro belíssimo e fascinante, capaz de abrir portas a novas descobertas sobre um mundo já muito desenvolvido. Imperdível para os fãs das Crónicas de Gelo e Fogo, um livro notável em todos os aspectos. 

Autor: George R.R. Martin, Elio M. Garcia Jr. e Linda Antonsson
Origem: Aquisição pessoal

Sem comentários:

Enviar um comentário