quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Night Driver (Marcelle Perks)

Frannie deixou a sua vida e o seu país para viver com o marido na Alemanha, mas agora, no fim da gravidez, começa a ver que Kurt não é quem ela pensou que era e que a sua relação está a desmoronar. Entretanto, Frannie sabe que tem de aprender a conduzir para poder tomar conta do seu bebé, mas as aulas estão a dar-lhe cabo dos nervos e tudo piora quando um péssimo condutor se cruza no seu caminho. Mas ainda pior é que Lars não é apenas um condutor maluco. Tem uma compulsão que o leva a matar. E quando Frannie tenta ajudar um novo amigo a encontrar a irmã desaparecida, o seu caminho cruza-se com o de Lars numa vida muito mais perigosa.
Uma das primeiras coisas que importa referir sobre este livro é que está cheio de surpresas. No princípio, leva-nos a acreditar que a situação no trânsito será o desencadeador de um conflito muito mais negro. Mas depois tudo se expande. Lars não é apenas um assassino em série, mas também um homem influente no mundo das drogas e da prostituição. E o seu sócio, Hans, é ainda pior. É a relação entre ambos, todavia, que dá origem às maiores surpresas da história. Pois Hans tem a sua própria perversidade e, quando as coisas começam a complicar-se, começam também a ficar mais negras.
Também bastante impressionante é o facto de a história arrancar a um ritmo relativamente pausado, embora intrigante, crescendo depois exponencialmente a nível de intensidade. Começa de forma relativamente calma, apesar dos momentos de tensão, e depois as coisas parecem descontrolar-se para todas as personagens centrais. Define-se uma rota, fazem-se planos... e a busca de respostas representa um perigo para todos. Frannie e Dorcas tentam descobrir o que aconteceu a Tomek. Lars... bem, tenta recuperar o controlo da sua vida retorcida. E, à medida que estes dois caminhos convergem, a história torna-se viciante. E no fim tudo é inesperado.
O que me leva a um outro aspecto inesperado: Lars. É um assassino em série e há muito tempo que tem vindo a matar. Mas não é necessariamente o mal maior nesta história, o que é em si também uma surpresa. Além disso, há uma complexidade subjacente ao que o move e isso coloca-o num caminho com apenas duas possibilidades futuras: total condenação ou a redenção possível. Também isto faz parte do que torna o final tão forte. Ninguém era exatamente o que parecia. Mas Lars? Era isso, mas também mais.
Com um cenário tão negro e intrigante como a mente de algumas das personagens, no fim, tudo neste livro se resume a isto: uma história intensa e intrigante, com relações intrincadas e um conjunto de personagens bastante complexo e impressionante. Um muito bom livro, em suma.

Título: Night Driver
Autora: Marcelle Perks
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário