terça-feira, 6 de novembro de 2018

Callam, Uma Cidade Brilhante (Val Rosa)

Após um estranho incidente, Alice acorda num hospital diferente de todos os que alguma vez viu. Não sabe onde está, mas uma coisa é certa: tudo é estranho à sua volta. E o mais peculiar de tudo é que todos julgam que ela é outra pessoa, também chamada Alice, mas filha do líder daquele estranho lugar. Callam é uma cidade de magia e de harmonia, mas envolta numa guerra constante. E, ao que tudo indica, os seus inimigos estão a preparar-se para a batalha final. E Alice... bem, Alice não sabe bem o que faz ali, mas a verdade é que está mais ligada àquele mundo do que julga. Mas, se ela não é quem todos julgam que seja, então que é feito da verdadeira Alice?
Com uma escrita cativante e uma intrigante mistura de leveza e de mistério, este é um livro que, com as medidas certas de perigo e de inocência, abre portas para um novo mundo sem nunca perder a naturalidade. A história parte de um ponto de mudança: a protagonista cai subitamente num mundo novo sem conhecer nada do que a rodeia. E, assim, a confusão inicial - e a maravilha da descoberta - transmite-se a quem acompanha as suas aventuras. É fácil sentir com Alice: sentir que está perdida, sentir que começa a entender, sentir, depois, que é preciso fazer alguma coisa. E esta proximidade, aliada a um registo sempre envolvente e com alguns momentos particularmente marcantes, torna a leitura muito, muito interessante.
É também uma história onde as linhas que separam o bem do mal estão bastante bem definidas. Callam e Lirasales são perfeitos opostos e, se isto torna o enredo um pouco mais linear, faz também com que seja mais fácil torcer pelo lado "certo". Além disso, embora os dois lados sejam muito fáceis de identificar, já as possíveis consequências do conflito não são assim tão claras. E, à medida que tudo se encaminha para a batalha final, a história cresce em intensidade, culminando num final bastante forte. 
Haveria talvez mais a explorar neste mundo, já que a história se centra essencialmente na história de Alice (ou das Alices), embora haja outras personagens também muito intrigantes. E é também verdade que o fim deixa algumas questões em aberto, principalmente acerca de Ernando. Mas, pese embora estas possibilidades que ficam no ar (e que deixam, talvez, a possibilidade de novas histórias), a história principal tem, de facto, princípio, meio e um fim satisfatório. E essa é também uma impressão muito agradável: a de que, haja ou não mais histórias sobre este mundo, este livro é um ciclo completo. 
Leve quanto baste, mas intensa e intrigante, trata-se, pois, de uma aventura cheia de acção e segredos, que, pontuada por grandes e pequenas revelações, cativa desde o início ao fim. Uma boa história, portanto, e um belo mundo para descobrir.

Título: Callam, Uma Cidade Brilhante
Autora: Val Rosa
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário