quinta-feira, 8 de novembro de 2018

O Poder do Nosso Cérebro (Kaja Nordengen)

É no cérebro que se encontram todas as respostas, as bases da personalidade, do que sentimos, do que pensamos, do que comemos e dos vícios que temos. É um órgão verdadeiramente insubstituível e de uma vastíssima complexidade. Mas como funciona? De que forma permite a percepção do mundo e influencia os nossos comportamentos? Estas são apenas algumas das perguntas a que este livro pretende responder.
Escrito por uma neurocientista, mas pensado para um público essencialmente leigo, uma das primeiras coisas que importa destacar acerca deste livro é a acessibilidade. A escrita directa e clara, sem se embrenhar demasiado na gíria científica e explicando as coisas de forma simples (mas não simplista) faz com que os conceitos e mecanismos apresentados sejam de fácil compreensão mesmo para quem não tenha grandes conhecimentos específicos sobre a área. Além disso, as ilustrações ajudam também muito a visualizar certos aspectos, o que torna o conjunto bastante mais esclarecedor e também mais cativante.
Para isso contribui também a forma como a autora expõe a informação, acrescentando à explicação pura e dura exemplos específicos e até pequenos episódios da sua vida pessoal. Há coisas que é mais fácil visualizar pelo exemplo e a autora não hesita a recorrer a casos específicos de modo a tornar mais clara a mensagem que pretende transmitir. E há também a própria organização do livro que, separada entre os diferentes aspectos - personalidade, inteligência, orientação, etc. - torna muito mais fácil voltar atrás caso seja necessário rever algum conceito, bem como assimilar gradualmente o todo.
Esta conjugação de clareza, simplicidade e organização tem um efeito bastante interessante: o de que, apesar da complexidade do tema, tudo é assimilado de forma surpreendentemente fácil. As explicações são fáceis de entender, o registo, cativante e descontraído, prende a atenção do leitor e o equilíbrio entre a acessibilidade da linguagem e a vasta quantidade de informação torna o texto bastante complexo, mas nunca maçador nem cansativo. Assimila-se, pois, com naturalidade - que é sempre a melhor forma de aprender algo.
Trata-se, pois, de um livro acessível e esclarecedor para aprender mais sobre como o cérebro funciona. Interessante e pertinente, de leitura fluída e natural e com um toque de personalidade que não deixa também de surpreender, uma muito boa leitura. Recomendo.

Autora: Kaja Nordengen
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário