segunda-feira, 26 de novembro de 2018

O Todo ou o Seu Nada (Amadeu Lopes Sabino)

Náufrago, professor, jornalista, escritor. Autor de obras marcantes e criador de outras que pouco passaram do título. Célebre no seu tempo pela autoria de Fogo no Mar, João Falcato levaria uma vida de mudanças constantes, de maior ou menor mediania e deixaria sobretudo as suas marcas naqueles que o conheceram mais de perto. Como o narrador desta exacta história.
Espécie de romance biográfico, que mistura factos, ideias e ficções, este é um livro que desperta sentimentos ambíguos. Enquanto romance, gera uma inevitável sensação de distância, não só pelas longas exposições de ideias e contextos políticos, mas pela às vezes parca empatia que desperta para com o seu protagonista. Enquanto biografia, é precisamente o pormenor do contexto que torna a leitura interessante. 
Talvez a maior qualidade do livro esteja na escrita e na forma como, quando menos se espera, faz surgir de uma longa divagação uma frase memorável ou um momento de especial impacto que conferem a tudo uma nova perspectiva. Nem sempre é fácil admirar a personagem, com as suas relações conflituosas (principalmente no que ao casamento diz respeito) e a estranha mistura de ambição e desinteresse que parece moldar todos os seus planos. Além disso, as longas deambulações pelas questões políticas e sociais - embora relevantes, principalmente no que toca à forma como reflectem a mentalidade da época - reforçam a sensação de distância face a uma figura que, já de si, não desperta grandes proximidades. Ainda assim, há momentos notáveis, sendo o final o mais interessante de todos eles.
Olhando, por outro lado, para o aspecto biográfico, há ainda uma outra característica que se destaca: é que não é só a vida de João Falcato que é contada nas páginas deste romance. É todo o contexto do tempo e de outras figuras sonantes da sua época. Há, pois, muito de interessante a descobrir - no contexto político, nas formas de pensamento, no contraste entre aspirações de mudança e pensamentos ainda colados ao passado - e uma visão bastante clara da época abrangida por este livro. 
Talvez não seja o mais envolvente dos romances, até porque a sua figura central não é - nem parece que pretendesse sê-lo - um herói. É, ainda assim, uma leitura interessante, não só pelo vasto conhecimento contido, mas também pelos momentos notáveis que fazem com que tudo valha a pena. Interessante e com as suas surpresas, leva o seu tempo... mas vale a pena ler. 

Autor: Amadeu Lopes Sabino
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário