sábado, 24 de novembro de 2018

Os Templários (Dan Jones)

Nasceram como uma ordem de pobres cavaleiros destinada a proteger os peregrinos durante as suas viagens à Terra Santa, mas protagonizariam uma ascensão imensa e uma queda ainda mais estrondosa. Grandes guerreiros, homens influentes, dotados de disciplina e organização incomparáveis, inspirariam admiração e ódio. E, cada vez mais embrenhados nas malhas do poder, cairiam às mãos de uma outra ambição. Esta é a história dos Templários - peregrinos, combatentes, banqueiros e hereges - das origens ao seu amargo fim.
Bastante extenso e muito completo, uma das primeiras coisas que importa destacar acerca deste livro é a organização. Abrangendo grandes conflitos e tendo como protagonista uma organização espalhada por vastos territórios, é apenas natural que percorra diferentes períodos e diferentes locais - referindo, por vezes, acontecimentos simultâneos em diferentes territórios. A organização cronológica permite, por isso, uma visão mais clara do todo, acompanhando os diferentes ramos e facetas da Ordem e também o crescimento - e desmoronamento - das suas amplas relações.
Uma vez que abrange um vasto período de tempo, uma ordem numerosa e as vastas movimentações das cruzadas, é apenas de esperar uma abundância de nomes e datas. Também aqui sobressai a estrutura do livro, que, com a sua organização clara e escrita acessível, permite assimilar facilmente todos os pormenores e proporciona uma leitura envolvente e agradável, quase como se de um romance se tratasse. Além disso, a história em si tem muito de cativante, desde os relatos das grandes batalhas ao inevitavelmente sombrio processo que conduziria à extinção da Ordem. 
Trata-se de um retrato estritamente histórico, o que significa que tenta não tomar partidos (embora, na fase final, seja difícil não se ficar com uma opinião... pouco abonatória... acerca de Filipe, o Belo) e que se cinge essencialmente aos factos. Assim, o que acontece é que os aspectos míticos frequentemente associados aos Templários - a guarda do Santo Graal, a adoração de Baphomet, entre outros - são remetidos apenas para um epílogo que analisa o legado templário no imaginário das pessoas. O resto é história pura e dura - e mais do que suficiente para fascinar.
Completo, cativante e esclarecedor, eis, pois, uma belíssima forma de conhecer a fundo a complexa e fascinante história dos Templários, com todas as movimentações militares, políticas e também religiosas (ou não fosse o apogeu da Ordem no tempo das grandes cruzadas). Muito interessante, em suma. E muito bom.

Título: Os Templários
Autor: Dan Jones
Origem: Recebido para crítica

Para mais informações sobre o livro Os Templários, clique aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário