quinta-feira, 4 de abril de 2019

Inborn (Thomas Enger)

Quando, após um espectáculo na escola, a ex-namorada de Even e um dos seus colegas são brutalmente assassinados, Even torna-se imediatamente o principal suspeito. Afinal, ele e Mari tinham acabado de se separar e ele estava bastante desesperado por perceber porquê. Mas há muitas coisas estranhas neste caso. Mari parecia estar também a investigar a morte do pai de Even. Alguém foi visto nessa noite que era parecido com Even, mas não era ele. E então, eis que acontece um novo homicídio, pelo qual Even não pode ser responsável. Todos na sua tranquila aldeia parecem querer respostas e justiça - mas há também muitos segredos logo abaixo da superfície. E, quando Even decide tentar encontrar as suas próprias respostas, descobre também que o perigo está muito mais perto do que imagina.
Cheio de surpresas: eis uma boa forma de começar a descrever este livro. A começar pelo crime, evidentemente, e pelos passos dados ao longo da investigação, mas principalmente no que toca aos papéis desempenhados pelas diferentes personagens. Even começa como o suspeito ideal, e a sua situação em tribunal parece apontar para a sua culpa. Mas cada nova revelação traz novas possibilidades, novos suspeitos... novos motivos, até. E cada surpresa traz novas perguntas... e uma necessidade irresistível de continuar a ler, para descobrir não só quem é o culpado, mas como lidarão todos os outros com as verdades difíceis.
Também bastante impressionantes são as personagens em si. Não há ninguém nesta história com uma personalidade linear. Even, claro, faz surgir as dúvidas iniciais: está zangado, há coisa de que não se consegue lembrar e... bem, tinha um motivo. Mas Even é também quem mais parece ter o coração no sítio certo. Quando as coisas começam a desenrolar-se, os que pareciam ser mais chegados são os que revelam o seu lado mais negro e ninguém é tão inocente como parecia. Além disso, para lá do crime em si, há uma história secundária, mas muito relevante, sobre a morte e a superação do luto. Yngve Mork é uma pessoa melhor devido ao seu passado e o seu caminho rumo à verdade torna-se muito mais intenso devido a isso.
E, claro, numa história feita de segredos e actos sombrios, faz todo o sentido de que o final não seja limpinho e perfeito. Todas as respostas necessárias estão lá, mas o sucedido deixa marcas naqueles que o viveram. Isto torna a história muito mais realista, gerando também um muito maior impacto emocional. No fim, esperamos que as personagens venham a ficar bem - ou pelo menos algumas. Mas, tendo em conta os seus percursos, podemos apenas imaginar.
Intenso, intrigante e cheio de surpresas - assim se descreve, no essencial, esta história de crime e de morte e de segredos. Uma leitura viciante e que, não só devido ao mistério, mas acima de tudo devido ao inesperado impacto emocional, facilmente se torna memorável.

Título: Inborn
Autor: Thomas Enger
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário