sexta-feira, 5 de abril de 2019

The Choke (Sofie Laguna)

Abandonada pela mãe e relutantemente criada pelo avô, Justine acha que há algo de errado com ela. Não entende o que os outros parecem considerar fácil. Quando tenta ler, as letras estão todas trocas. E a sua família está muito longe da ideia ideal de protecção. À medida que cresce, dá por si perdida no mundo, carregando o peso dos actos do pai e do passado e ideias do avô. Faz um amigo, mas ele vai-se embora. Imagina amor, mas o que realmente se passa em seu redor é um plano bem mais sombrio. E no entanto, das trevas surge a luz. Ou pelo menos a luz de um novo entendimento acerca do seu papel no mundo.
Há algo de unicamente impressionante na forma como esta história consegue ser, ao mesmo tempo, tão inocente e tão disfuncional. Ao dar a Justine a voz que conta a história, Sofie Laguna consegue criar uma empatia tão profunda para com a sua protagonista que é impossível não sentir em pleno a escuridão deste mundo - e a avassaladora inocência que continua a prevalecer no coração de Justine. O resultado é um livro cheio de dor e de dificuldades, mas também estranhamente luminoso.
Há também algo de intemporal neste livro. É uma história muito pessoal sobre um sofrimento muito pessoal, mas há também temas mais vastos ao longo de todo o percurso. Da situação de Rita às acções de Ray, sem esquecer, claro, o trauma de Robert e a forma como conduz a sua vida, há em todas estas personagens vislumbres de coisas que podiam acontecer a qualquer um. E talvez seja também esse um dos motivos que fazem com que esta história se torne tão intensa: porque é uma porta aberta para o mundo de Justine, para os seus desafios e o seu crescimento, mas é também uma história de sofrimentos que qualquer pessoa pode imaginar.
E depois há a escrita em si, e o brilhantismo da voz que a autora utiliza para dar a Justine a devida inocência. É uma menina, afinal, e isso é evidente não só no sue percurso, mas acima de tudo na forma como conta a sua história. Podemos ouvi-la a falar connosco, a dizer-nos o que pensa. E vemos: é uma rapariga jovem e inocente num mundo escuro. Isso também está nas palavras.
Não é uma leitura fácil, não: há muita dor no caminho desta personagem - e há muito para sentir com ela. Mas é definitivamente memorável. Maravilhosamente escrito, cheio de inocência de dor e de crescimento, é o tipo de livro que encontra o seu lugar... nos mais profundos recantos do coração de quem o lê.

Título: The Choke
Autora: Sofie Laguna
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário