terça-feira, 9 de julho de 2019

Amada (P.C. Cast + Kristin Cast)

Passou um ano desde que Zoey Redbird e a sua Manada dos Marados conseguiram derrotar Neferet, mas a tranquilidade parece estar prestes a esgotar-se. Tudo começa com uma visão a alertar Zoey para a necessidade de estar atenta a Neferet e de investigar o seu passado. Mas a visão não é tão bem-intencionada como parece e, embora tenha o lado positivo de deixar os amigos de Zoey em alerta, acaba por ser também o início de um novo caos. Uma invasão de vampyros vindos de outro mundo lança Zoey e a sua Casa da Noite numa corrida contra o tempo. É que, no outro mundo, as coisas podem ter corrido de forma completamente diferente, mas isso não quer dizer que não haja protagonistas em comum...
Regresso a um cenário sobejamente conhecido, parte do que desperta curiosidade para este retorno à Casa da Noite é a possibilidade de ver o que aconteceu às personagens depois da série principal, além da sempre promissora possibilidade de uma nova faceta para este mundo. É esta, aliás, a principal força deste novo livro: o equilíbrio entre a familiaridade das personagens e a forma como o que parece ser o regresso da mesma ameaça de sempre acaba por abrir caminho ao desenvolvimento de uma série de elementos novos.
Zoey e os seus amigos estão mais adultos, tendo assumido posições de maior responsabilidade, o que necessariamente os obrigou a crescer um pouco. Mas é interessante ver que, por um lado, a leveza juvenil das personagens continua bem presente e, por outro, que a história se expande para abranger sentimentos mais negros, que vão das saudades de casa de Stevie Rae e da depressão de Damien aos problemas de Afrodite com o álcool e à luta contra o passado dos novos vampyros vermelhos. É uma história leve, centrada na magia e na acção, mas há espaço para momentos mais profundos - e isso não deixa de ser também uma forma de crescimento.
E depois há a história em si, com o seu ritmo intenso e cheio de surpresas. Fica, aliás, a espaços, a sensação de que certos elementos poderiam até ter sido mais aprofundados e que situações como a dos vampyros vermelhos e a relação de Afrodite com a mãe tinham potencial para ocupar muito mais espaço. Ainda assim, e apesar destes momentos mais apressados, acção e intensidade não faltam, o que, associado aos momentos de humor e de emoção, resulta numa leitura bastante viciante.
Familiar, mas diferente, trata-se, pois, de um agradável regresso a um mundo cheio de magia, de mistério e de personagens cativantes. É fácil entrar novamente na Casa da Noite. Difícil é resistir à vontade de saber o que acontece a seguir.

Título: Amada
Autoras: P.C. Cast + Kristin Cast
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário